Presidente diz que líder norte-americano não quer negociar: ‘Se quisesse, pegava o telefone e me ligava’
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira, 24, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não quer negociar com ele sobre a promessa de taxar em 50% os produtos brasileiros. Ele afirmou que o Brasil tem os melhores negociadores do mundo, mas que Trump precisa dizer qual é o “problema” que ele tem com o País.
“Se quiserem negociar, nós vamos negociar. Nós temos os melhores negociadores do mundo. Ele (Trump) não quer conversar; se ele quisesse conversar, pegava o telefone e me ligava”, disse o presidente durante cerimônia de anúncios do governo no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. “Eu não sou mineiro, mas sou bom de truco. Se Trump estiver trucando, ele vai tomar um seis”, disse.
Lula fez referência ao jogo de cartas truco. “Trucar” é o ato de aumentar a aposta inicial de um para três pontos. É uma declaração verbal que desafia os adversários. “Pedir seis” significa retrucar uma aposta de três pontos para seis pontos.
‘Justiça fiscal e social’
Lula afirmou que o governo federal está fazendo “justiça social e fiscal”. Segundo o presidente, o Planalto quer tirar de quem “come dez vezes por dia” para distribuir para os que pouco se alimentam.
“Estamos apenas fazendo justiça social, justiça fiscal. Nós estamos tirando de quem come dez vezes por dia para dar para àquele que só come uma ou duas vezes por dia”, diz Lula.
O presidente também destacou iniciativas do governo como a Nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que afirma, buscou baratear a conta de energia da população de baixa renda. Segundo o presidente, isso ainda “é pouco”.
“Agora, nós fizemos a isenção da energia para quem consome até 80 kW não pagar mais nada. Quem gasta até 120 kW só vai pagar a diferença entre 80 e 120 kW. Isso é pouco, porque a gente tem que fazer mais pelo povo pobre desse País”, afirmou o petista.