O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, e o presidente da França, Emmanuel Macron, mantiveram nesta terça-feira uma conversa telefônica na qual ambos coincidiram em avaliar positivamente os esforços do ocupante da Casa Branca, Donald Trump, para alcançar um acordo entre Rússia e Ucrânia que acabe com a guerra e facilite uma “paz duradoura”.
“Ambos reiteraram que a Ucrânia deve estar no centro de qualquer negociação e que o Reino Unido e a Europa estão dispostos a desempenhar seu papel”, destacou Downing Street em um comunicado no qual ressaltam que Starmer “está ansioso para viajar aos Estados Unidos esta semana”. Os dois líderes se comprometeram a falar novamente quando o britânico retornar de Washington.
Por sua vez, Macron publicou em seu perfil oficial na rede social X que, ao retornar de Washington, onde se reuniu com Trump, conversou com Starmer e mais tarde com o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski. “Estamos decididos a trabalhar por uma paz forte e duradoura na Ucrânia”, manifestou.
Macron se reuniu na véspera com Trump na Casa Branca em um encontro que serviu para conhecer as intenções do mandatário americano de assinar o quanto antes um acordo com a Ucrânia sobre terras raras em troca de garantias de segurança visando um possível acordo de paz com a Rússia.
Starmer viajará em breve aos Estados Unidos para se reunir com Trump, e nesta mesma terça-feira ficou conhecido que Londres sediará no domingo uma reunião organizada pelo premiê para tratar da situação de segurança e debater o pacote de Defesa que Bruxelas prepara para reforçar o músculo militar europeu.