O Secretário de Estado busca reforçar a segurança fronteiriça, combater o narcotráfico e consolidar a política externa dos EUA
Nesta quinta-feira, 28 de agosto, foi divulgado que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, viajará proximamente com destino ao México e Equador.
O político iniciará seu percurso na próxima terça-feira, 2 de setembro, e retornará aos EUA na quinta-feira, 4 de setembro. Este percurso será realizado com o objetivo de impulsionar as prioridades-chave dos Estados Unidos.
A notícia veio à luz por meio da conta oficial do X do porta-voz Thomas Pigott, que argumentou que serão visitas de vital importância para a política externa dos Estados Unidos.
.@SecRubio will travel to Mexico and Ecuador to advance key priorities such as dismantling cartels, halting fentanyl trafficking, ending illegal immigration, and promoting economic prosperity. Sustained engagement on these issues is crucial to advancing @POTUS’s America First…
— Tommy Pigott (@StateDeputySpox) August 28, 2025
Além disso, um dos grandes objetivos da Casa Branca com a visita de Rubio aos dois países latino-americanos será o fato de tomar ações rápidas e decisivas para desmantelar os cartéis, assim como limitar ao máximo o tráfico de opioides como o fentanil.
Outro dos objetivos claros da visita do secretário é estabelecer novos limites na fronteira sul do país, que faz divisa com o México, seguindo a mesma linha que estabeleceu o presidente Donald Trump.
Adicionalmente, para os EUA é de vital importância que com estas visitas se possa compartilhar uma política econômica com a qual todos os territórios consigam prosperidade, além de esclarecer os fatos que possam gerar inimizade entre os três países em questão.
Esta visita de Marco Rubio ocorrerá em meio à tensão política que o país norte-americano vive com a Venezuela, levando em conta os recentes envios de navios de guerra com direção ao país do sul do continente americano.
Dependendo do desempenho e dos resultados da visita do Secretário ao México e Equador, poderia estabelecer-se uma nova maneira de distribuir os papéis de vigilância e controle dentro da América Latina, particularmente no relacionado com a distribuição e importação de drogas.
Esta será a terceira viagem internacional que Marco Rubio realiza à América Central e do Sul em seu papel como secretário de Estado, levando em conta que a primeira ocorreu poucos dias após assumir o cargo, enquanto na segunda visitou unicamente países do Caribe.