Pesquisar
Close this search box.

Marcon avalia que sua cassação pode ter influência do STF

Descubra por que o ministro Alexandre de Moraes está sendo alvo de um pedido de impeachment apoiado por Mauricio Marcon, vice-líder da oposição na Câmara.

Vice-líder da oposição na Câmara dos Deputados, Mauricio Marcon (Podemos – RS) afirma que enxerga um pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes como “algo muito natural”.

Marcon lista entre as arbitrariedades do magistrado até mesmo o pedido de cassação do mandato do parlamentar. Em julho, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul decidiu cassar o diploma do deputado federal. A Corte considerou que seu partido usou “laranjas” para fraudar o percentual de cotas femininas durante as eleições de 2022.

“Agora, vem a dúvida. Será que não teve uma influência superior por eu ser vice-líder da oposição e bater constantemente no judiciário?”, questiona. Para o parlamentar, os fatos revelados pelo jornal Folha de S. Paulo nesta terça-feira (14) apenas corroboram as dúvidas que envolvem as decisões “obscuras” do ministro. Marcon se refere às condenações que envolvem os atos do 8 de janeiro, a prisão do deputado Daniel Silveira, entre outras decisões que, de acordo com o deputado, configuram abuso de poder do magistrado.

Macron adianta à coluna que as assinaturas para a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) estão sendo coletadas no Congresso Nacional.  “Espero que agora o Rodrigo Pacheco, no apagar das luzes do seu mandato à frente do Congresso Nacional, tenha um pingo de dignidade e tente honrar a instituição, pelo menos chamando esse ministro para se explicar”, finaliza.

Outro parlamentar da oposição que acusa o ministro Alexandre de Moraes de arbitrariedades é o deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS). “O ministro precisa ser imediatamente afastado de suas funções. Sendo absolvido, ao final, retorna à função”. “Sendo condenado, será cassado e terá que pagar criminal e civilmente por todos os abusos e danos praticados”, conclui o parlamentar.

Oposição prepara “super pedido de impeachment” contra Moraes

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) disse, nesta terça-feira (13), que irá protocolar um “superpedido” de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, no próximo dia 9 de setembro. A medida será feita em conjunto com outros parlamentares de oposição. Girão explicou que o pedido se deve a uma série de “arbitrariedades” atribuídas a Moraes. Dentre elas, o senador citou as prisões de Felipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro, e de Silvinei Vasques, que foi diretor da Polícia Rodoviária Federal durante a gestão Bolsonaro, e o 8 de janeiro de 2023.

Segundo ele, o pedido de impeachment será assinado conjuntamente por outros senadores, deputados, juristas e representantes da sociedade civil. À Gazeta do Povo, o senador afirmou que ainda não pode divulgar o nome dos senadores e deputados que já assinaram a proposta, mas que a lista será divulgada na tarde desta quarta-feira (14) durante uma entrevista coletiva sobre o tema que será realizada no Senado Federal.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *