Marine Le Pen chama condenação de ‘caça às bruxas’ em ato com apoiadores em Paris

Principal nome da direita francesa disse que decisão judicial foi “política” e prometeu não desistir

Condenada e impedida de disputar as eleições presidenciais da França de 2027, a deputada de direita Marine Le Pen chamou, neste domingo (6), sua condenação de uma “decisão política” e prometeu não desistir.

Milhares de apoiadores se reuniram na Place Vauban, em Paris, em um ato organizado pelo seu partido Reagrupamento Nacional (RN), em resposta ao que o partido chama de uma decisão judicial motivada politicamente. Diante da multidão que gritava “Marine, Marine” e agitava bandeiras francesas, Le Pen definiu como uma “caça às bruxas” a sentença de primeira instância que a torna inelegível.

– Não vou desistir – declarou Le Pen aos simpatizantes.

Jordan Bardella, aliado de Le Pen e seu possível substituto, também participou do ato. Em um discurso inflamado, ele acusou os juízes franceses de tentar silenciar a oposição.

– 29 de março foi um dia sombrio para a França (…). O povo deve ser livre para escolher seus líderes, sem interferência de juízes políticos – disse Bardella, que ainda criticou sindicatos de magistrados e alertou para “um sistema determinado a esmagar a dissidência”.

Apoiadores carregavam cartazes com frases como “Justiça sob ordens” e “Parem a ditadura judicial”. Alguns vestiam camisetas com os dizeres “Je suis Marine” (“Eu sou Marine”) ou comparavam Le Pen a Donald Trump: “Trump pôde se candidatar – por que Marine não pode?”

– O sistema não está quebrado, está manipulado. Se eles podem fazer isso com ela, o que os impede de fazer com qualquer um que pense diferente? – indagou Alice Triquet, bartender, de 26 anos.

Le Pen foi considerada culpada de usar recursos do Parlamento Europeu para pagar funcionários do partido na França – algo que o tribunal descreveu como “um desvio democrático”. Ela foi sentenciada a quatro anos de prisão, sendo dois em prisão domiciliar e dois com pena suspensa, além de estar inelegível por cinco anos, com efeito imediato. Seu recurso deve ser julgado no próximo ano.

Crédito Aliados Brasil

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *