Sua vitória contundente enviou uma mensagem clara ao resto do mundo’
O indicado pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para o cargo de Conselheiro de Segurança Nacional, Mike Waltz, relacionou o progresso nas negociações de cessar-fogo no Oriente Médio ao retorno de Trump à Casa Branca após sua vitória nas eleições presidenciais de novembro.
“Todos estão se reunindo à mesa graças ao presidente Trump. Sua vitória contundente enviou uma mensagem clara ao resto do mundo: o caos não será tolerado. Fico feliz em ver passos concretos rumo à desescalada no Oriente Médio”, declarou Waltz.
No entanto, Waltz destacou que, além dos confrontos com o Hezbollah no Líbano ou com o Hamas em Gaza, “o regime iraniano é a principal causa do caos e do terror que se espalhou por toda a região”. Ele enfatizou: “Não toleraremos o ‘status quo’ de seu apoio ao terrorismo”, afirmou em suas redes sociais.
O presidente em fim de mandato, Joe Biden, confirmou que Israel e Líbano aceitaram um cessar-fogo que entrará em vigor ainda nesta madrugada. Anteriormente, Netanyahu já havia aprovado a proposta, permitindo que as forças de Israel concentrem esforços na ameaça representada pelo Irã, país patrocinador não apenas do Hezbollah, mas também do Hamas e de outros grupos islâmicos regionais que vêm atacando Israel desde os ataques perpetrados pela milícia palestina em 7 de outubro de 2023.
4o