Foto – Divulgação
Presidente da Argentina visitou sede da Tesla no Texas; embaixador argentino disse que os 2 são “almas gêmeas”
O presidente da Argentina, Javier Milei, reuniu-se nesta 6ª feira (12) com o dono do X (ex-Twitter), Elon Musk. O encontro foi realizado na fábrica da Tesla, em Austin, Texas (Estados Unidos). Musk é CEO da montadora de carros elétricos.
“Javier ofereceu ajuda no que Elon precisasse com seus funcionários no conflito que surgiu no Brasil”, afirmou o embaixador argentino nos EUA, Gerardo Werthein, em entrevista ao jornal Clarín. É uma referência às recentes críticas do bilionário ao STF e ao ministro Alexandre de Moraes a respeito de um debate que envolveria a liberdade de expressão no Brasil.
Segundo o site Infobae, Musk disse ao argentino que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem pressionado o X. Milei teria dito que está a par do caso e se colocou à disposição para ajudar. Uma hipótese aventada pelo site é a de que o empresário poderia, se quiser, transferir a operação da plataforma no Brasil para a Argentina.
Não está claro como Milei ajudaria. Na prática, não há nada que ele possa fazer.
A reunião durou cerca de 80 minutos. Também participaram:
- Karina Milei, secretária-geral da Presidência e irmã de Milei;
- Patricio Fuks, empresário e amigo de Milei.
“ALMAS GÊMEAS”
Werthein disse também que Milei e Musk são “almas gêmeas” que concordam em tudo.
“Era como se duas almas gêmeas se encontrassem, concordavam em todos os pontos discutidos, mas cada um adicionava sua própria perspectiva, o que os tornava pessoas diferentes em suas respectivas categorias.”
Ainda segundo o embaixador, Milei e Musk “concordaram plenamente sobre a necessidade de liberdade nos mercados para o progresso dos países”. O bilionário teria citado que “entraves burocráticos” desencorajam o investimento.
Em seu perfil no X, Musk postou uma imagem com Milei e a mensagem: “Estamos caminhando para um futuro emocionante e inspirador!”. Ele também compartilhou um post do argentino e repetiu um trecho do seu slogan.
Veja fotos do encontro desta 6ª feira (12.abr):
Werthein também confirmou que na reunião, discutiu-se a importância dos investimentos em lítio, destacando as oportunidades devido à mão de obra qualificada na Argentina e às reservas do mineral no país.
Chile, Argentina e Bolívia possuem 60% das reservas de lítio conhecidas no mundo.
As partes concordaram em explorar oportunidades em conjunto com a equipe da Tesla e autoridades argentinas, especialmente no desenvolvimento de baterias para a montadora.
“Foi um começo promissor com base em uma relação de alta qualidade entre o presidente e Musk. Há uma empatia significativa”, disse o embaixador.
O porta-voz da Casa Rosada, Manuel Adorni, afirmou no X, que Musk e Milei também concordaram na importância do desenvolvimento tecnológico para o “progresso da humanidade”. Disse que planejam realizar em breve um “grande” evento na Argentina para “promover os valores da liberdade”.
MILEI & MUSK
Desde a vitória de Milei nas eleições de 2023, o líder argentino e o empresário têm trocado elogios.
Em 19 de novembro, quando o argentino venceu as eleições com 55,69% dos votos válidos, Musk respondeu a um post no X que anunciava a eleição de Javier Milei. “A prosperidade está à frente da Argentina”, afirmou o CEO da Tesla.
Já em dezembro, o proprietário do X publicou em seu perfil da rede social um vídeo de uma entrevista de Milei, no qual o libertário elogia o liberalismo e cita os economistas John Stuart Mill e Milton Friedman.
Musk também elogiou o discurso do presidente da Argentina no 54º Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, em janeiro deste ano. “Boa explicação sobre o que faz os países mais ou menos prósperos”, disse o bilionário.
Reprodução / X @JMilei