Ministra Gleisi Hoffmann confronta União Brasil e PP sobre sanções dos EUA

Ministra Gleisi Hoffmann contesta críticas ao governo federal sobre sanções dos EUA e responsabiliza família Bolsonaro.

A ministra Gleisi Hoffmann (PT-PR), da Secretaria de Relações Institucionais, respondeu às críticas feitas pelo União Brasil e pelo Partido Progressistas (PP) sobre a atuação do governo federal nas negociações relacionadas às sanções impostas pelos Estados Unidos.

Segundo Gleisi, a responsabilidade originária pelas sanções recai sobre a família Bolsonaro, não sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As sanções de 50% sobre as exportações do Brasil para os Estados Unidos passam a valer nesta quarta-feira (6).

Gleisi afirmou que Lula não foi responsável por iniciar o conflito com os Estados Unidos, tampouco por impor tarifas ou interferir no sistema judicial americano. A ministra qualificou as ações da família Bolsonaro como um ato de “deslealdade ao Brasil e ao seu povo”. Ela também criticou o silêncio dos líderes do União Brasil e do PP.

“Espantoso é que esses presidentes de partidos políticos brasileiros (União Brasil e PP) não se manifestem sobre essa conspiração contra nossa soberania nem sobre os parlamentares que a apoiam, principalmente o deputado filho de Jair Bolsonaro que está nos EUA agindo contra o Brasil. Precisam dizer de que lado estão: dos interesses do Brasil ou dos interesses de Bolsonaro”, declarou.

As declarações da ministra ocorreram depois que Antonio Rueda (União Brasil-PE) e Ciro Nogueira (PP-PI) divulgaram nota em que criticam a abordagem do governo como “retórica confrontacional”, alertando para o risco de agravamento das negociações e das tensões econômicas e diplomáticas com os Estados Unidos, um parceiro comercial fundamental.

“Neste contexto adotar uma retórica confrontacional, que remete a eventos históricos sem foco em soluções práticas, compromete a capacidade do Brasil de negocia com pragmatismo e buscar acordos que minimizem o impacto dessas tarifas”, indicava a nota. Atualmente, o União Brasil controla três ministérios na administração Lula, enquanto o PP responde por um.

Crédito Gazeta do Povo

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *