Ministras do governo Lula e deputados do PT vão às favelas da Penha e do Alemão

Comitiva visita áreas afetadas pelo confronto e critica a condução da segurança pública pelo governador do RJ

As ministras Anielle Franco (Igualdade Racial) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania) visitaram, nesta quinta-feira, 30, as favelas do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. Ambas participam de uma diligência com os deputados Reimont (PT-RJ), Benedita da Silva (PT-RJ), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Talíria Petrone (Psol-RJ).

O grupo adota postura crítica à Operação Contenção, a ação policial deflagrada nesta semana contra o Comando Vermelho. Os números estimados, até o momento, são de 121 pessoas mortas e 113 presas, ligadas ao tráfico de drogas, nas favelas da Penha e do Alemão. Quatro policiais também morreram.

Acabo de chegar na CUFA ao lado da ministra do MDHC @MacaeEvaristo, da ministra da Igualdade Racial @aniellefranco e dos deputados @Reimont e @jandira_feghali para a reunião com os movimentos sociais e moradores dos complexos da Penha e do Alemão. Exigimos justiça! pic.twitter.com/MoCWkqBFQy— Benedita da Silva (@dasilvabenedita) October 30, 2025

Além dos petistas, participaram da comitiva os deputados do Psol Pastor Henrique Vieira, Tarcísio Motta e Chico Alencar. Eles pedem investigação independente e criticam o comando da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

A visita das ministras do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva integra também a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados. O roteiro incluiu a passagem pela Central Única das Favelas, uma vistoria no Instituto Médico-Legal e reuniões com a Defensoria Pública.

A comitiva petista entrou no Complexo do Alemão dois dias depois de operação da polícia, sem dificuldades. Não houve relatos de confrontos nem ataques à segurança de algum integrante do grupo.

Crédito Revista Oeste

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *