Moraes triplica aposta e decreta prisão de Jair Bolsonaro
Ato ocorreu depois de postura dos Estados Unidos sobre o Brasil
Nesta segunda-feira, 4, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, em virtude de supostos descumprimentos de medidas cautelares estabelecidas pelo STF.
“A participação dissimulada de Bolsonaro, preparando material pré-fabricado para divulgação nas manifestações e redes sociais, demonstrou claramente que manteve a conduta ilícita de tentar coagir o STF e obstruir a Justiça, em flagrante desrespeito às medidas cautelares anteriormente impostas”, argumentou o juiz do STF, ao mencionar as plataformas digitais do deputado licenciado Eduardo (PL-SP), e em alusão aos atos “Reage, Brasil”, que ocorreram no fim de semana em todo o Brasil. De acordo com Moraes, as medidas cautelares em vigor foram desrespeitadas, “mesmo com a imposição anterior de restrições menos severas”.
A decisão do magistrado inclui:
Uso de tornozeleira eletrônica;
Proibição de visitas, salvo por familiares próximos e advogados;
Recolhimento de todos os celulares disponíveis no local.
A prisão domiciliar de Bolsonaro ocorreu ainda depois de o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, baixar a Lei Magnitsky em Moraes, dias após Trump anunciar também um tarifaço de 50%, que começou em 1º de agosto. Antes disso, a Embaixada do país no Brasil emitiu uma declaração em prol de Bolsonaro. Em declarações, Trump fez críticas ao STF, por causa do julgamento do ex-presidente.
.@POTUS made clear that his administration will hold accountable foreign nationals who are responsible for censorship of protected expression in the United States. Brazilian Supreme Federal Court Justice Alexandre de Moraes's political witch hunt against Jair Bolsonaro created a…
Na decisão, Moraes mencionou posts de Flávio, Eduardo e Carlos Bolsonaro, sobre o pai.
Conforme o magistrado, os filhos do ex-presidente divulgaram vídeos dele nos protestos.
No Rio, Flávio pôs o pai, brevemente, no viva-voz do celular para falar ao público no Rio. Em seguida, por volta das 14h, o senador postou um vídeo, no qual mostrou o outro lado da ligação: o pai, em casa, mandando uma mensagem aos apoiadores.
Prisão domiciliar de Bolsonaro ocorre dias depois de operação da PF
A prisão do ex-presidente da República ocorre semanas depois de ele ser alvo de mandado de busca e apreensão.
O juiz do STF proibiu Bolsonaro de usar redes sociais. A imprensa chegou a ficar em dúvida sobre a possibilidade de o ex-presidente poder dar entrevistas.