MPF e oposição exigem transparência do governo Lula após denúncias de omissão de dados

O Ministério Público Federal abriu inquérito para investigar a Presidência da República por supostas omissões de informações sobre visitas dos filhos de Lula ao Planalto, gastos no Palácio da Alvorada, despesas da primeira-dama Janja e uso do helicóptero presidencial.

A investigação ganhou apoio da oposição no Congresso, que apresentou uma série de requerimentos aos ministérios cobrando esclarecimentos sobre os casos em apuração. O movimento dos parlamentares ocorre após a revelação do inquérito do MPF.

“Janja virou sinônimo de gastança, luxo e muito sigilo. Nossa operação busca esclarecimentos sobre atos e estruturas não autorizadas para uma primeira-dama, assim como para os filhos de Lula”, afirma o líder da oposição na Câmara, deputado Zucco.

A situação expõe uma contradição do atual governo: Lula se elegeu criticando os sigilos de 100 anos impostos por Bolsonaro para proteger dados de sua família, mas agora adota prática semelhante. A ocultação de informações oficiais, inicialmente revelada pelo jornal O Globo, provocou forte reação nas redes sociais.

Como tentativa de conter a crise, ao menos seis ministros utilizaram suas redes para defender a primeira-dama, desviando o foco de suas atividades na gestão para proteger Janja das críticas sobre falta de transparência.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *