A jovem musicista russa Diana Loginova, de 18 anos, foi considerada culpada nesta terça-feira (28) de “desacreditar” o Exército russo por interpretar músicas críticas ao governo. Conhecida artisticamente como Naoko, a estudante de música e integrante da banda Stoptime já havia passado quase duas semanas presa após tocar uma canção proibida do rapper exilado Noize MC nas ruas de São Petersburgo.
Loginova foi detida em 15 de outubro, depois que um vídeo de sua apresentação da música Swan Lake Cooperative viralizou nas redes sociais russas. Após cumprir 13 dias de prisão por “organizar reunião não autorizada” que bloqueou o acesso ao metrô, ela foi acusada novamente por cantar You Are a Soldier, composição da artista Monetochka, que vive fora da Rússia e foi incluída na lista de procurados e rotulada como “agente estrangeira”.
O tribunal de São Petersburgo impôs uma multa de 30 mil rublos (cerca de US$ 370) por “desacreditar” as Forças Armadas. Segundo a Reuters, a jovem não foi libertada após a sentença e foi levada por policiais em um carro civil. Naoko ganhou notoriedade por suas performances de rua, que atraíram apoio popular, mas também maior repressão das autoridades russas contra manifestações culturais vistas como dissidentes.
Na semana anterior, outro músico de rua, Yevgeny Mikhailov, foi preso por 14 dias em Ecaterimburgo após tocar canções de Noize MC em solidariedade a Loginova e seus colegas. Ele também foi condenado por “hooliganismo leve” e “desacreditar” o Exército.





