Nikolas Ferreira cogita candidatura ao Senado ou governo de Minas caso PEC da idade mínima seja aprovada

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) declarou que não descarta a possibilidade de concorrer ao cargo de governador ou senador nas próximas eleições, caso seja aprovada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a idade mínima para esses cargos.

“Há uma PEC que reduz a idade de senador e presidente para 30 anos. Se for aprovada, eu poderia concorrer ao Senado”, afirmou o parlamentar.

Atualmente, a Constituição Federal estabelece idade mínima de 35 anos para os cargos de presidente, vice-presidente e senador. Para governador e vice-governador, a idade mínima exigida é de 30 anos.

Nikolas Ferreira, que tem 27 anos, é o deputado federal mais votado da história de Minas Gerais, tendo sido eleito em 2022 com mais de 1,4 milhão de votos. Caso a PEC seja aprovada e as idades mínimas sejam reduzidas, o parlamentar poderá ampliar suas possibilidades de candidatura nas próximas eleições.

A declaração do deputado sinaliza suas aspirações políticas futuras, embora a aprovação da PEC ainda seja incerta, já que precisa passar por votação em dois turnos tanto na Câmara quanto no Senado, com quórum qualificado.

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *