Pesquisar
Close this search box.

O Partido Conservador do Canadá apresenta moção de censura contra Trudeau

‘Esta Câmara não tem confiança no primeiro-ministro e no Governo’

O Partido Conservador do Canadá apresentou nesta terça-feira uma moção de censura contra o primeiro-ministro Justin Trudeau, embora tudo indique que a medida não será suficiente para removê-lo do cargo, já que ele parece manter o apoio no Parlamento, apesar das críticas recentes.

Pierre Poilievre, líder dos conservadores, apresentou a moção de censura na Câmara dos Comuns, argumentando no documento que “esta Câmara não tem confiança no primeiro-ministro e no Governo”, conforme informações do portal de notícias canadense Global News.

Os deputados canadenses já começaram a debater a moção, que será votada na quarta-feira. Espera-se que a proposta não tenha êxito, já que o Novo Partido Democrático (NPD) de tendência social-democrata e o partido independentista Bloc Québécois indicaram que não irão apoiar a moção.

Durante o debate, Poilievre lamentou que, após nove anos de governo liberal, a “promessa” do Canadá está “quebrada”, responsabilizando o governo pelas crises decorrentes do aumento dos preços, do alto custo de moradia e do crescimento de casos de overdose de drogas no país.

Poilievre defendeu que seu partido tem “um plano de bom senso para eliminar impostos, construir moradias, equilibrar o orçamento e combater o crime”. Por outro lado, o governo de Trudeau rebateu, alegando que essas propostas não são diferentes das do último governo conservador, que “envergonhou” o país.

Tudo indica que Trudeau sobreviverá a esta moção de censura devido ao apoio dos social-democratas e dos independentistas de Quebec, apesar do NPD ter se recusado a apoiar o orçamento, o que, no sistema parlamentar canadense, significa questionar o apoio ao governo.

A moção acontece num momento em que o primeiro-ministro enfrenta seu menor índice de apoio nas pesquisas.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *