Foto - EFE/Miguel Gutiérrez
O avião está avaliado em cerca de 13 milhões de dólares.
Os Estados Unidos confiscaram, nesta segunda-feira, o avião oficial do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que estava na República Dominicana, devido às sanções impostas pelos EUA sobre o país sul-americano, conforme informou a CNN.
“Confiscar o avião de um chefe de Estado estrangeiro é algo incomum em casos criminais. Com este ato, estamos enviando uma mensagem contundente: ninguém está acima da lei nem fora do alcance das sanções dos Estados Unidos”, afirmou um dos funcionários aos meios de comunicação.
O avião, com um valor estimado em 13 milhões de dólares, estava na República Dominicana nos últimos meses, e as autoridades americanas evitaram revelar o motivo pelo qual surgiu a oportunidade de confiscá-lo.
Várias agências federais estiveram envolvidas na apreensão, incluindo, além do Departamento de Segurança Interna, o Departamento de Comércio, o Escritório de Indústria e Segurança e o Departamento de Justiça. As autoridades colaboraram estreitamente com a República Dominicana, que notificou a Venezuela sobre a apreensão, segundo um dos testemunhos.
Reação de Elon Musk
Elon Musk, CEO da 𝕏 e da SpaceX, reagiu à situação de apreensões com uma mensagem contundente: “A menos que o governo brasileiro devolva a propriedade apreendida ilegalmente da 𝕏 e da SpaceX, buscaremos a apreensão recíproca de bens do governo também. Espero que Lula goste de voar em voos comerciais.”
Uma resposta
Tem o meu apoio.