Pesquisar
Close this search box.

Os republicanos criticam a decisão do juiz McAfee no caso Fani Willis: “interferência eleitoral”

Os republicanos criticam a decisão do juiz McAfee no caso Fani Willis: “interferência eleitoral”

“Os republicanos do Congresso criticaram a última decisão do juiz do Tribunal Superior do Condado de Fulton, Scott McAfee, na qual ele se recusou a desqualificar o promotor público Fani Willis, chamando-o de “lawfare”, um termo usado para descrever o uso da lei por um partido do governo como uma arma estratégica – e alegando “interferência eleitoral” contra o ex-presidente Trump.

“A acusação de Atlanta – como as outras – é uma machadinha política que visa salvar a campanha de Joe Biden. Esta guerra legal contra o presidente Trump é mais apropriada numa república das bananas do que na América”, disse o senador Tom Cotton, R-Ark., num comunicado.

A McAfee decidiu na sexta-feira que Willis deveria se afastar do caso de interferência eleitoral, ou ela seria obrigada a demitir o promotor especial Nathan Wade. O juiz deixou claro que os réus que buscaram desqualificar Willis “não cumpriram seu ônus de provar que a promotora adquiriu um conflito de interesses real neste caso por meio de seu relacionamento pessoal e viagens recorrentes com seu promotor principal”.

O juiz afirmou que o registro da audiência probatória “destaca uma aparência significativa de impropriedade que afeta a estrutura atual da equipe de acusação”. Isso deve ser corrigido por meio de uma dessas duas opções, de acordo com McAfee.

O deputado Jim Banks, R-Ind., recorreu a X para responder, escrevendo: “O juiz McAfee já trabalhou para Fani Willis e doou para sua campanha”, observou ele. “Não estou chocado por ele não a ter desqualificado, mas como americano, estou desapontado.”
“Fani Willis é tão tortuoso quanto parece! É impossível para @realDonaldTrump para obter um julgamento justo! Interferência eleitoral!”, continuou ele.

No mês passado, a McAfee conduziu uma audiência probatória de dois dias, na qual os co-réus apresentaram argumentos para desqualificar Willis devido ao seu relacionamento com Wade e à alegada ligação com o papel dele no caso. Durante a audiência, Wade e Willis foram interrogados sobre os gastos financeiros durante o relacionamento e o cronograma dos eventos.

Em uma declaração, o senador John Barrasso, R-Wyo., Disse: “O povo americano tem clareza sobre o que os oponentes políticos do presidente Trump estão tentando fazer. Eles estão usando o sistema de justiça – programado para a eleição – para fins políticos. Nossa nação merece coisa melhor.”

O deputado Ronny Jackson, R-Texas, escreveu no X, criticando a McAfee como “outro juiz com motivação política”.

A corrupção no condado de Fulton, na Geórgia, é uma das piores do país”, disse a deputada Marjorie Taylor Greene, R-Ga. “Isso deixa a maioria de nós na Geórgia doente”.

O colega deputado da Geórgia, Mike Collins, do Partido Republicano, também expressou surpresa sobre a decisão, escrevendo: “Última hora: o juiz do condado de Fulton decide que Fani pode permanecer no caso… Desde que ela demita o namorado, que já cobrou centenas de milhares de dólares dos contribuintes.”
“Está tudo bem. Não há nada para ver aqui”, acrescentou.

Os legisladores democratas permaneceram em silêncio sobre a decisão do tribunal.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *