A Procuradora-Geral Pam Bondi advertiu a deputada Jasmine Crockett no domingo para “pisar com muito cuidado” com seus planos de atingir o chefe da Tesla, Elon Musk, devido à sua cruzada para reduzir o governo federal.
Na semana passada, Crockett (Democrata-Texas) discursou em um comício virtual para o movimento “Tesla Takedown” (Derrubada da Tesla) e anunciou seus planos para um “Dia Global de Ação” neste fim de semana para protestar contra a empresa de carros elétricos.
“Ela é uma funcionária pública eleita, então precisa pisar com muito cuidado, porque nada vai acontecer com Elon Musk, e vamos lutar para proteger todos os proprietários de Tesla em todo o país”, Bondi prometeu no programa “Sunday Morning Futures” desta semana.
O Tesla Takedown se apresenta como uma “plataforma de protesto pacífico” que incentiva os proprietários de Tesla a venderem seus carros e ações da empresa para protestar contra o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) de Musk.
“Em 29 de março, é meu aniversário”, comemorou Crockett, 43 anos, durante o comício virtual. “Tudo o que quero ver acontecer no meu aniversário é Elon ser derrubado.”
“Aprendi, enquanto sirvo no comitê de Supervisão do DOGE, que existe apenas uma linguagem que as pessoas que estão no comando entendem agora, e essa linguagem é dinheiro.”
Durante seu discurso, Crockett afirmou que sua retórica pedia por ação “não violenta” contra a Tesla e que sua linguagem sobre “lutar” era figurativa.
“Sabemos que somos pessoas pacíficas e amorosas, e isso não se trata de violência”, ela enfatizou.
No domingo, Crockett respondeu à advertência de Bondi e reiterou que não está fazendo apelo à violência contra a Tesla.
“Só quero dizer que nunca promovi violência de forma alguma”, ela disse ao programa “Alex Witt Reports” da MSNBC. “No entanto, também nunca dei desculpas para atores violentos, como aqueles de 6 de janeiro. Então, Pam Bondi, se você tem um problema com terrorismo, talvez devesse falar com seu chefe sobre prender novamente aqueles caras que ele liberou que participaram de 6 de janeiro.”
Pelo menos três suspeitos foram indiciados com acusações federais após uma onda de violência contra concessionárias Tesla e estações de carregamento desde a posse de Trump em 20 de janeiro.
Bondi ameaçou que os presos relacionados aos ataques enfrentarão acusações de “terrorismo doméstico” que podem resultar em até 20 anos de prisão.
“As pessoas precisam saber, as três pessoas sob custódia agora, elas receberão consequências severas e rápidas”, Bondi enfatizou. “Não estamos negociando essas acusações. Não estamos recuando dessas acusações. Estamos analisando tudo, especialmente se for um esforço coordenado.”