Pesquisar
Close this search box.

Partido Sueño Georgiano vence eleições na Geórgia em meio a acusações de fraude pela oposição1

APOIO DE 54,09%

A Comissão Eleitoral da Geórgia confirmou a vitória do partido Sueño Georgiano, liderado por Bidzina Ivanishvili, nas eleições parlamentares realizadas no último fim de semana, que foram denunciadas pela oposição como um exemplo “flagrante de fraude eleitoral”. Com 99,6% dos votos apurados, o Sueño Georgiano obteve o apoio de 54,09% dos eleitores, enquanto a oposição pró-europeia ficou com menos de 40%.

A Coalizão para a Mudança, que reúne os partidos Ahali, Girchi-Mais Liberdade e Droa, obteve cerca de 11,2% dos votos, seguida pela aliança Unidade para Salvar a Geórgia, liderada pelo Movimento Nacional Unido, o antigo partido governante, com 9,8%. Em seguida, aparecem a coalizão Geórgia Forte, com 9,2%, e o partido Por Geórgia, liderado pelo ex-primeiro-ministro Giorgi Gakharia, com 8,2% dos votos. A participação foi de 58,9%.

A líder do Movimento Nacional Unido, Tina Bokuchava, afirmou que a sua formação “não vai aceitar esses resultados”, alegando que diversos observadores independentes acreditam na vitória da oposição. Bokuchava acrescentou que “a Comissão Eleitoral apenas fez o trabalho para Ivanishvili” e declarou: “Vamos lutar como nunca para garantir que o futuro europeu está de volta”.

O partido Sueño Georgiano (Sonho Georgiano), fundado pelo bilionário Bidzina Ivanishvili, tem sido uma força dominante na política da Geórgia nos últimos anos. Sua essência está alinhada em políticas com uma agenda de esquerda e com uma postura que favorece uma aproximação com a Rússia. Desde sua fundação, o Sueño Georgiano tem defendido pautas progressistas em diversas áreas.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *