O Pentágono sob o comando do Secretário de Defesa Pete Hegseth, em uma grande reformulação de sua prática de permitir que jornalistas trabalhem dentro do edifício, está iniciando um programa para remover quatro veículos de mídia tradicionais de seus espaços de trabalho por um ano para substituí-los por novos veículos de mídia, incluindo a Breitbart News.
O Secretário de Imprensa interino do Pentágono, John Ullyot, emitiu um memorando na sexta-feira à Associação de Imprensa do Pentágono anunciando que a NBC News, o New York Times, a National Public Radio e o Politico devem ceder seus espaços físicos de trabalho no Pentágono por um ano para o New York Post, Breitbart News e Huffington Post.
“A cada ano, um veículo de cada meio de imprensa — impresso, online, televisão e rádio — que tenha desfrutado de trabalhar em um escritório físico no Pentágono irá rotar para fora do edifício para permitir que um novo veículo do mesmo meio que não teve a oportunidade única de reportar como membro residente do Corpo de Imprensa do Pentágono”, disse o memorando.
O Pentágono está dando a esses veículos duas semanas para desocupar seus escritórios, com efeito a partir de sexta-feira, 15 de fevereiro de 2025.
Ullyot acrescentou: “Por mais de meio século, o Corpo de Imprensa do Pentágono se beneficiou de trabalhar em espaços de escritórios individuais que fornecem acesso privilegiado e aberto a alguns dos principais líderes militares e civis do Departamento.
Conhecido como Corredor dos Correspondentes, este espaço de escritório emprestado aos veículos de mídia pelo Secretário de Defesa representa uma homenagem à importância que o Departamento há muito coloca em informar o público sobre o exército dos EUA e tudo o que faz para projetar paz através da força. Também homenageia os muitos correspondentes que arriscaram suas vidas e, em muitos casos, morreram, enquanto cobriam nossos melhores em batalha.”
Ele acrescentou que a mudança era para ampliar o acesso ao espaço limitado do Corredor dos Correspondentes para “veículos que não desfrutaram anteriormente do privilégio e valor jornalístico de trabalhar em um espaço físico no Pentágono.”
As mudanças seguem o anúncio da Casa Branca de que abriria as coletivas de imprensa para novos veículos de mídia que podem solicitar acesso e reverter a revogação de cerca de 400 credenciais de imprensa da Casa Branca sob a administração Biden.
Na coletiva de imprensa da Casa Branca na sexta-feira, a Secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse durante sua primeira coletiva na quarta-feira: “Mantendo esta abordagem revolucionária de mídia que o Presidente Trump implantou durante a campanha, a Casa Branca de Trump falará com todos os veículos e personalidades de mídia, não apenas com a mídia tradicional que está sentada nesta sala, porque segundo pesquisas recentes da Gallup, a confiança dos americanos na mídia de massa caiu para um nível recorde. Milhões de americanos, especialmente jovens, deixaram os veículos de televisão tradicionais e jornais para consumir suas notícias de podcasts, blogs, mídia social e outros veículos independentes.”
Ela acrescentou: “É essencial para nossa equipe que compartilhemos a mensagem do Presidente Trump em todos os lugares e adaptemos esta Casa Branca ao novo panorama de mídia em 2025. Para fazer isso, estou animada em anunciar que as seguintes mudanças serão feitas nesta histórica Sala de Coletivas James S. Brady, onde o legado do Sr. Brady perdurará.”