Foto - Reuters/Getty Images
Donald Trump continua com vantagem sobre o presidente Joe Biden à medida que a campanha – e o julgamento criminal de Trump – avançam, de acordo com uma nova enquete da CNN realizada pela SSRS.
Na próxima eleição, as percepções sobre os primeiros mandatos de cada candidato parecem inclinar a balança a favor de Trump. A maioria dos americanos considera, retrospectivamente, que a presidência de Trump foi bem-sucedida, enquanto uma grande parte vê o mandato de Biden como um fracasso até o momento.
O apoio a Trump na pesquisa entre eleitores registrados se mantém estável em 49% em um confronto direto contra Biden, o mesmo percentual da última pesquisa nacional da CNN sobre a corrida em janeiro, enquanto Biden está com 43%, não muito diferente dos 45% de janeiro.
Atualmente, 55% dos americanos consideram a presidência de Trump um sucesso, enquanto 44% a avaliam como um fracasso.
Em uma pesquisa de janeiro de 2021, feita pouco antes de Trump deixar o cargo e dias após o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio dos EUA, 55% consideravam seu tempo como presidente um fracasso. A avaliação da presidência de Biden é ligeiramente pior do que em janeiro de 2022, quando 57% consideraram seu primeiro ano um fracasso e 41% um sucesso.
Atualmente, os republicanos estão mais unidos na percepção de que a presidência de Trump foi bem-sucedida (92%) do que os democratas em relação à de Biden, com apenas 73% vendo sucesso. Entre os independentes, 51% veem o mandato de Trump como bem-sucedido, contra 37% que avaliam o de Biden da mesma forma. Há uma sobreposição nas percepções: 14% consideram ambos os mandatos um fracasso, enquanto 8% os veem como sucessos.
Quase metade (47%) dos eleitores registrados julga o mandato de Biden, até agora, como um fracasso, mas veem o de Trump como um sucesso, enquanto apenas 30% consideram Biden bem-sucedido e Trump não. A opinião pública sobre ex-presidentes geralmente melhora com o tempo, embora nenhum outro presidente moderno tenha buscado um retorno ao poder após uma derrota eleitoral como Trump.
Economia
As avaliações de aprovação de Biden para a economia (34%) e inflação (29%) permanecem fortemente negativas, à medida que os eleitores dizem que as preocupações econômicas são mais importantes para eles ao escolher um candidato do que eram nos dos dois últimos concursos presidenciais.
Na recente pesquisa, a economia emerge como um fator crucial para 65% dos eleitores registrados na escolha de um presidente, um aumento significativo em relação aos 40% no início de 2020 e 46% em 2016. Entre os eleitores que priorizam a economia, a preferência por Trump é marcante, com 62% apoiando-o em um embate contra Biden, que recebe 30% da preferência deste grupo.