Os preços ao consumidor nos EUA caíram em março, puxados para baixo pela queda no preço de mercadorias e contrariando previsões de que os planos tarifários do Presidente Trump empurrariam os preços para cima. Esta foi a primeira queda nos preços ao consumidor em quase três anos e apenas o segundo declínio desde que a inflação acelerou sob Joe Biden para as piores taxas em décadas.
O índice de preços ao consumidor caiu 0,1 por cento em comparação com o mês anterior, após subir todos os meses desde julho de 2022. Economistas haviam previsto que os preços aumentariam 0,1 por cento.
Os preços básicos ao consumidor, uma medida que exclui preços voláteis de alimentos e energia, subiram 0,1 por cento, muito menos que os 0,3 por cento esperados. Este foi o menor aumento nos preços básicos desde o primeiro mandato do Presidente Trump.
A queda nos preços marca uma vitória política significativa para Donald Trump, que disse durante a campanha eleitoral que reduziria os preços ao consumidor.
“A partir do primeiro dia, acabaremos com a inflação e tornaremos a América acessível novamente, para reduzir os preços de todos os produtos”, disse Trump.
Economistas estavam céticos quanto à queda dos preços, frequentemente argumentando que, embora a taxa de aumento de preços pudesse diminuir, era improvável que o nível absoluto de preços caísse. O relatório de março demonstra que Trump estava certo ao afirmar que os preços poderiam ser reduzidos.
Os preços de energia caíram 2,4 por cento no mês, liderados por uma queda de 6,3 por cento nos preços da gasolina.
Nem tudo foram boas notícias. Os preços dos alimentos subiram acentuadamente, incluindo os preços dos ovos. Os preços dos supermercados subiram 0,5 por cento e os preços de refeições fora de casa aumentaram 0,4 por cento.
Os consumidores viram preços mais baixos para passagens aéreas, seguros de veículos motorizados, carros e caminhões usados, e recreação. Os preços de carros novos subiram 0,1 por cento e estão estáveis em relação ao ano anterior. Os preços de roupas subiram 0,4 por cento, uma desaceleração da inflação em relação ao aumento de 0,4 por cento do mês anterior. Os preços dos smartphones caíram 1,1 por cento.
Os preços de mercadorias básicas caíram 0,1 por cento no mês. Os preços de serviços básicos subiram 0,1 por cento, o menor aumento desde agosto de 2021.
Em comparação com o ano anterior, o índice de preços ao consumidor está 2,4 por cento mais alto, o menor aumento anual desde fevereiro de 2021. Os preços básicos estão 2,8 por cento mais altos, a menor taxa de inflação desde março de 2021.
Crédito Breitbart