Nesta quarta-feira, 19, o Comitê de Política Monetária (Copom) vai informar a nova taxa básica de juros.
O Partido dos Trabalhadores (PT) moverá uma ação popular contra o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, nesta quarta-feira, 19, data em que o Comitê de Política Monetária (Copom) divulgará a nova taxa básica de juros, a Selic. A expectativa é que haja uma interrupção na recente série de reduções.
Como parte da estratégia contra Campos Neto, a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), fará uma transmissão ao vivo, às 19 horas, com o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Márcio Pochmann. O anúncio do novo índice da Selic está previsto para as 18 horas.
Última redução da Selic
No último comunicado do Copom, a taxa foi reduzida em 0,25 ponto percentual, depois de uma sequência de cortes de 0,5 ponto percentual.
Críticas de Lula a Campos Neto
Nesta terça-feira, 18, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou Campos Neto, acusando-o de prejudicar o país e de ter interesses políticos. O petista comparou o presidente do Banco Central ao ex-juiz e senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) e afirmou que Campos Neto também possui ambições eleitorais.
Lula também questionou a participação do executivo em um jantar oferecido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na semana passada. O evento contou com a presença de membros do mercado financeiro.