Presidente russo conversou com chefe do Executivo brasileiro por cerca de 20 minutos no telefone
Lula e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se falaram por telefone na manhã desta terça-feira, 21, por cerca de 20 minutos. O petista iria participar da 16ª Cúpula do Brics no país, mas precisou cancelar sua ida depois de sofrer um acidente doméstico no sábado 19.
O chefe de Estado brasileiro e Putin se falaram por volta das 10h. O presidente russo perguntou sobre o estado de saúde de Lula e lamentou sua ausência na Cúpula do Brics.
Ainda segundo nota do Palácio do Planalto, o presidente da República vai participar do evento por meio de videoconferência, conforme acordado com Vladimir Putin.
Lula cancela ida à Rússia depois de acidente
Lula sofreu um acidente doméstico sábado 19. Ele caiu no banheiro do Palácio da Alvorada e teve um ferimento na cabeça. O chefe do Executivo teve um traumatismo craniano e precisou levar cinco pontos.
O presidente bateu a cabeça no fim da tarde, depois de retornar de São Paulo, onde participou de live com o candidato do Psol à prefeitura da cidade, Guilherme Boulos.
Depois de ser levado ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, Lula foi orientado pela equipe médica a não viajar para a 16ª Cúpula do Brics, na Rússia — que ocorre até dia 24 de outubro.
Dilma se encontra com Putin na Rússia
A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, se encontrou com Putin em Kazan, durante a Cúpula do Brics, que ocorre na cidade russa. A reunião se deu nesta terça-feira, 22.
Na reunião, Putin destacou a importância de acordos financeiros entre os países do Brics serem firmados em moedas locais. Segundo ele, tais medidas ajudam a reduzir os riscos geopolíticos e a separar o progresso econômico da influência política.
O presidente russo salientou a importância de uma cooperação financeira entre as nações do Brics. Afirmou que Dilma Rousseff pode contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico dos países envolvidos.