Quem substituirá Justin Trudeau como primeiro-ministro do Canadá?

Conheça os possíveis candidatos a liderar o Partido Liberal e estabilizar o barco em meio à crescente turbulência

Justin Trudeau anunciou sua renúncia na segunda-feira após quase uma década como primeiro-ministro canadense, cedendo ao crescente descontentamento com sua liderança e à crescente turbulência dentro de seu governo.

Aqui estão os candidatos para substituí-lo como líder do Partido Liberal:

Chrystia Freeland

A ex-vice-primeira-ministra e ministra das Finanças foi por muito tempo aliada de Trudeau, mas rompeu com ele por sua gestão da economia. A deputada de Toronto, de 56 anos, renunciou em dezembro, acelerando a saída de Trudeau. Em carta de renúncia escrita em meio a ameaças tarifárias de Donald Trump, Freeland disse que o Canadá não podia se dar ao luxo de “truques”. Ela acrescentou: “Nosso país está enfrentando um grande desafio. Isso significa manter nossa pólvora fiscal seca hoje, para termos as reservas que podemos precisar para uma guerra tarifária vindoura.” Em seu antigo cargo como ministra de Relações Exteriores, Freeland supervisionou a renegociação do acordo de livre comércio entre Canadá, EUA e México.

Mark Carney

Graduado em Harvard, de 59 anos, serviu como chefe tanto do Banco do Canadá quanto do Banco da Inglaterra, e é muito bem visto por Trudeau, que tentou nomeá-lo para seu gabinete. Nunca ocupou cargo público, mas supostamente tem conversado com membros do Partido Liberal nas últimas semanas, conforme a sorte do primeiro-ministro parecia piorar.

Mélanie Joly

Joly, 45 anos, representa a área de Montreal e foi nomeada ministra de Relações Exteriores em outubro de 2021. Formada em Oxford, Joly assumiu seu cargo quando a Rússia começou a concentrar tropas na fronteira da Ucrânia. Ela visitou o país para ressaltar o apoio do Canadá, apenas um mês antes de Vladimir Putin ordenar sua invasão.

François-Philippe Champagne

O ministro da Inovação, Ciência e Indústria, anteriormente serviu como ministro de Relações Exteriores e entrou no parlamento em 2015, tendo passado a maior parte de sua vida profissional como empresário. O político de 54 anos é conhecido por ter muita energia e vem da politicamente importante província de Quebec.

Anita Anand

A advogada e acadêmica entrou na política em 2019 quando foi eleita para representar Oakville, perto de Toronto. A profissional de 57 anos, que também estudou em Oxford, serviu como Ministra de Aquisições durante a pandemia de Covid. Atualmente serve como Ministra dos Transportes e Comércio Interno.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *