Presidente afirma que pedirá ajuda à Organização Internacional do Trabalho para propor um modelo mais flexível
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 6ª feira (11.jul.2025) que pretende se reunir com empresários e sindicatos para discutir a redução da jornada de trabalho 6 X 1 (6 dias de trabalho para 1 de descanso).
“A gente já não aguenta mais levantar 5h da manhã, depois voltar 19h da noite, mal jantar para dormir, para depois levantar no dia seguinte, durante 6 dias por semana. Isso no meu tempo era uma coisa extraordinária, mas hoje a juventude já não quer mais isso”, declarou o petista em evento no Espírito Santo para divulgar um novo acordo para os atingidos pelo rompimento da barragem de Mariana (MG).
O petista afirmou que irá buscar apoio de OIT (Organização Internacional do Trabalho) ou em outras organizações de trabalho para pensar em novas propostas de trabalho para apresentar nesse encontro com empresários e sindicalistas.
“É preciso inventar um jeito de ter uma outra jornada de trabalho mais flexível porque as pessoas querem ficar mais em casa, cuidar mais da família”, disse Lula.