Relatório de direitos humanos dos EUA critica Lula e Moraes

Documento anual produzido pelos Estados Unidos deve acusar governo brasileiro e ministro do STF de censura e perseguição política

Críticas à atuação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), devem integrar o relatório anual de direitos humanos do Departamento de Estado dos Estados Unidos, conforme antecipado pelo jornal norte-americano The Washington Post.

A administração do presidente dos EUA, Donald Trump, responsável pelo documento que será apresentado ao Congresso nesta terça-feira, 12, aponta perseguição ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro e a aliados.

De acordo com o jornal norte-americano, o relatório inicial afirma que o governo de esquerda do Brasil teria “suprimido desproporcionalmente o discurso de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro”, investigado por tentativa de golpe depois das eleições de 2022.

O texto destaca também as ações do ministro Moraes, com citações sobre sua ordem de “suspensão de mais de cem perfis de usuários na plataforma de mídia social X”. Isso teria afetado principalmente simpatizantes de Bolsonaro e da direita, segundo a publicação.

Sanções dos EUA contra Moraes

No fim de julho, Trump aplicou sanções a Moraes por meio da Lei Magnitsky. A legislação prevê punições econômicas a estrangeiros envolvidos em violações graves de direitos humanos, conforme avaliação da Casa Branca.

O relatório deste ano, elaborado pela equipe de Trump, aborda fatos ocorridos em 2024. Indagado pelo Washington Post, o Departamento de Estado dos EUA preferiu não se manifestar.

Ainda assim, um funcionário, que pediu anonimato, afirmou que “governos em todo o mundo continuam a usar a censura, a vigilância arbitrária ou ilegal e leis restritivas contra vozes desfavorecidas, muitas vezes por motivos políticos e religiosos”.

Crédito Revista Oeste

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *