Foto - Erik S. Lesser/EFE
A Vice-Presidente Kamala Harris está se aproximando da nomeação do Partido Democrata após a saída do Presidente Joe Biden da corrida, conseguindo apoio suficiente dos delegados.
Biden saiu da corrida no domingo e imediatamente endossou Harris, o que gerou ondas de apoio e endossos de importantes autoridades e arrecadadores de fundos do Partido Democrata. Segundo uma pesquisa da Associated Press (AP), várias delegações se reuniram na noite de segunda-feira para “confirmar seu apoio a Harris, incluindo o Texas e seu estado natal, Califórnia.”
“Na noite de segunda-feira, Harris tinha o apoio de pelo menos 2.471 delegados, de acordo com a contagem da AP, mais do que os 1.976 delegados necessários para vencer na primeira votação. Nenhum outro candidato foi nomeado por um delegado contatado pela AP,” observou o veículo.
Harris disse à equipe de campanha em Delaware na segunda-feira que confia que sua nova equipe se sairá bem, acrescentando que é sua “intenção sair e conquistar essa nomeação e vencer,” prometendo “unir nosso Partido Democrata, unir nossa nação e vencer esta eleição.”
“Nossa luta pelo futuro também é uma luta pelas liberdades,” disse ela. “O bastão está em nossas mãos.”
O presidente Rusty Hicks disse que 75 a 80 por cento da delegação estadual estava em uma chamada na segunda-feira e expressou apoio unânime a Harris.
“Não ouvi ninguém mencionando ou pedindo por outro candidato,” disse Hicks. “A votação de hoje à noite foi um momento importante.”
A AP parou de chamar Harris de candidata presumível devido ao fato de que “os delegados da convenção ainda são livres para votar no candidato de sua escolha na convenção em agosto ou se os democratas prosseguirem com uma votação virtual antes dessa reunião em Chicago.”
Como relatado pelo Breitbart News, a campanha de Harris arrecadou “US$ 81 milhões em doações em 24 horas, estabelecendo um recorde de arrecadação de fundos”:
“A campanha de Harris revelou que mais de 888.000 ‘doadores de base’ contribuíram, de acordo com o Axios. Desse número, 60 por cento foram relatados como sendo doadores de primeira viagem durante a eleição presidencial de 2024. Outras 43.000 pessoas se comprometeram a fazer doações recorrentes para a campanha de Harris.”
Kevin Munoz, porta-voz da campanha de Harris, disse em um comunicado que a equipe está “vendo uma ampla e diversificada coalizão se unir para apoiar nosso trabalho crítico de conversar com os eleitores que decidirão esta eleição.”