Os republicanos estão projetados para assumir o controle da Câmara dos Representantes, dando ao partido uma trifeta, já que os republicanos também assumiram o controle do Senado e da presidência.
A Decision Desk HQ projetou que os republicanos ganharam cadeiras suficientes para controlar a Câmara, com uma maioria projetada de 218 a 209.
Os republicanos acabaram ganhando terreno em relação aos seus colegas democratas nas eleições. O candidato republicano Rob Bresnahan venceu a disputa pelo 8º Distrito Congressional da Pensilvânia, derrotando o deputado incumbente Matt Cartwright.
O candidato republicano Ryan Mackenzie também desbancou a deputada incumbente Susan Wild (D-PA) na disputa pelo 7º Distrito Congressional da Pensilvânia.
O The Hill informou que “três republicanos novatos de Nova York” perderam suas cadeiras nas disputas.
A notícia de que os republicanos haviam conquistado a maioria na Câmara vem uma semana após a eleição presidencial, na qual o presidente eleito Donald Trump venceu a eleição sobre a vice-presidente Kamala Harris, ao garantir mais de 270 votos no Colégio Eleitoral.
Bradley Jaye, da Breitbart News, relatou anteriormente que o controle republicano no Senado garantirá que o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer (D-NY), perca seu martelo.