Foto -Chip Somodevilla/Getty Images
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, continua a compor seu gabinete e anunciou nesta segunda-feira a escolha do ex-deputado Lee Zeldin (R-NY) para chefiar a Agência de Proteção Ambiental (EPA), conforme reportado pelo New York Post.
Zeldin, de 44 anos, tem experiência militar e jurídica, tendo servido no Exército dos EUA e no Corpo de Inteligência Militar antes de se tornar advogado da Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey. Ele também concorreu ao governo de Nova York em 2022, perdendo por uma pequena margem para a governadora democrata Kathy Hochul.
Trump confirmou a nomeação em declaração ao New York Post, afirmando: “Lee, com seu forte histórico jurídico, tem sido um verdadeiro defensor das políticas ‘America First’. Ele garantirá decisões regulatórias justas e rápidas que liberarão o poder das empresas americanas, ao mesmo tempo em que manterá os mais altos padrões ambientais, incluindo o ar e a água mais limpos do planeta.”
Zeldin declarou estar “profundamente honrado” em fazer parte do gabinete de Trump e prometeu: “Como Administrador da EPA, vamos restaurar a dominância energética americana, revitalizar nossa indústria automotiva para trazer de volta empregos americanos, fazer dos Estados Unidos o líder global em avanços de Inteligência Artificial e reduzir a burocracia que impede a mobilidade econômica dos trabalhadores americanos.”
“Vamos alcançar tudo isso conservando nosso ambiente, protegendo o acesso ao ar e água limpos e mantendo a saúde do povo americano. Estou ansioso para contribuir com a agenda do Presidente Trump para construir um futuro mais próspero para nossa nação”, acrescentou Zeldin.
It is an honor to join President Trump’s Cabinet as EPA Administrator.
— Lee Zeldin (@LeeMZeldin) November 11, 2024
We will restore US energy dominance, revitalize our auto industry to bring back American jobs, and make the US the global leader of AI. We will do so while protecting access to clean air and water. https://t.co/FQk9XPdgcw
Zeldin é o segundo nova-iorquino a integrar o gabinete de Trump, após a congressista republicana Elise Stefanik aceitar o convite para ser a próxima embaixadora dos EUA nas Nações Unidas. Ambos, Zeldin e Stefanik, participaram da equipe de defesa de Trump durante seu primeiro processo de impeachment.
“Ele estabelecerá novos padrões para a revisão e manutenção ambiental que permitirão aos Estados Unidos crescer de forma saudável e bem estruturada”, acrescentou Trump. “Conheço Lee Zeldin há muito tempo e o vi lidar, de forma brilhante, com situações extremamente difíceis e complexas. Tenho muito orgulho de tê-lo na Administração Trump, onde ele rapidamente se mostrará um grande colaborador!”