Foto -Chip Somodevilla/Getty Images
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, continua a compor seu gabinete e anunciou nesta segunda-feira a escolha do ex-deputado Lee Zeldin (R-NY) para chefiar a Agência de Proteção Ambiental (EPA), conforme reportado pelo New York Post.
Zeldin, de 44 anos, tem experiência militar e jurídica, tendo servido no Exército dos EUA e no Corpo de Inteligência Militar antes de se tornar advogado da Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey. Ele também concorreu ao governo de Nova York em 2022, perdendo por uma pequena margem para a governadora democrata Kathy Hochul.
Trump confirmou a nomeação em declaração ao New York Post, afirmando: “Lee, com seu forte histórico jurídico, tem sido um verdadeiro defensor das políticas ‘America First’. Ele garantirá decisões regulatórias justas e rápidas que liberarão o poder das empresas americanas, ao mesmo tempo em que manterá os mais altos padrões ambientais, incluindo o ar e a água mais limpos do planeta.”
Zeldin declarou estar “profundamente honrado” em fazer parte do gabinete de Trump e prometeu: “Como Administrador da EPA, vamos restaurar a dominância energética americana, revitalizar nossa indústria automotiva para trazer de volta empregos americanos, fazer dos Estados Unidos o líder global em avanços de Inteligência Artificial e reduzir a burocracia que impede a mobilidade econômica dos trabalhadores americanos.”
“Vamos alcançar tudo isso conservando nosso ambiente, protegendo o acesso ao ar e água limpos e mantendo a saúde do povo americano. Estou ansioso para contribuir com a agenda do Presidente Trump para construir um futuro mais próspero para nossa nação”, acrescentou Zeldin.
Zeldin é o segundo nova-iorquino a integrar o gabinete de Trump, após a congressista republicana Elise Stefanik aceitar o convite para ser a próxima embaixadora dos EUA nas Nações Unidas. Ambos, Zeldin e Stefanik, participaram da equipe de defesa de Trump durante seu primeiro processo de impeachment.
“Ele estabelecerá novos padrões para a revisão e manutenção ambiental que permitirão aos Estados Unidos crescer de forma saudável e bem estruturada”, acrescentou Trump. “Conheço Lee Zeldin há muito tempo e o vi lidar, de forma brilhante, com situações extremamente difíceis e complexas. Tenho muito orgulho de tê-lo na Administração Trump, onde ele rapidamente se mostrará um grande colaborador!”