Mike Benz, ex-funcionário de Cibersegurança do Departamento de Estado dos EUA, tem feito uma série de declarações sobre as operações históricas da USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional).
De acordo com registros históricos públicos, a USAID foi estabelecida em 1961 e tem operado como a principal agência de ajuda externa do governo americano. Durante a Guerra Fria, a agência trabalhou em diversos países em desenvolvimento, incluindo projetos na América Latina e Ásia.
Registros mostram que Ann Dunham, antropóloga e mãe do ex-presidente Barack Obama, trabalhou com várias organizações durante as décadas de 1970 e 1980 que recebiam financiamento da USAID, incluindo:
- A Fundação Ford
- Agência para o Desenvolvimento Internacional (AID)
- A Fundação Ásia
- Development Alternatives, Inc.
- Centro Leste-Oeste do Havaí
Seu trabalho envolveu principalmente projetos de microfinanciamento em países como Indonésia, Gana, Nepal, Bangladesh, Índia e Tailândia.
A atual administração Trump, através do Departamento de Eficiência Governamental liderado por Elon Musk, está conduzindo uma ampla revisão das operações da USAID, com foco em suas práticas históricas e atuais de financiamento.