“Lançamos um esforço massivo de testes e pesquisa que vai envolver centenas de cientistas de todo o mundo.”
O Secretário de Saúde e Serviços Humanos (HHS), Robert F. Kennedy Jr., disse na quinta-feira que seu departamento saberá o que está causando a epidemia de autismo até setembro.
Um estudo do CDC de 2020 descobriu que 1 em cada 36 crianças nos Estados Unidos foi diagnosticada com autismo. Kennedy, enquanto falava com o Presidente Donald Trump sobre o anúncio, disse que agora 1 em cada 31 crianças é diagnosticada com o transtorno.
“As taxas mais recentes, as taxas de autismo passaram de 1 em 31 para 1 em 10.000 quando eu era criança”, disse RFK a Trump. “Seguindo sua orientação, lançamos um esforço massivo de testes e pesquisa que vai envolver centenas de cientistas de todo o mundo.”
“Até setembro, saberemos o que causou a epidemia de autismo e seremos capazes de eliminar essas exposições”, acrescentou.
Trump aplaudiu o trabalho de Kennedy e disse que “não haverá coletiva de imprensa maior” quando RFK revelar o que está por trás da epidemia.
Apenas no mês passado, o porta-voz do HHS, Andrew Nixon, disse que o departamento não deixará “nenhuma pedra sem virar” ao estudar o aumento do autismo.
“Como o Presidente Trump disse em seu Discurso Conjunto ao Congresso, a taxa de autismo em crianças americanas disparou”, afirmou ele. “O CDC não deixará nenhuma pedra sem virar em sua missão de descobrir exatamente o que está acontecendo. O povo americano espera pesquisa de alta qualidade e transparência, e é isso que o CDC está entregando.”
Numerosos relatórios indicaram que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estavam especificamente estudando se existe alguma ligação entre vacinações e o aumento do autismo.
O diretor dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), Dr. Jay Bhattacharya, disse que não acredita que exista uma ligação entre vacinas e o aumento do autismo, mas apoiaria “uma ampla agenda científica” investigando o assunto.
“Eu geralmente não acredito que exista uma ligação, com base na minha leitura da literatura. Mas temos um aumento acentuado nas taxas de autismo, e não acho que qualquer cientista realmente saiba a causa disso”, disse Bhattacharya durante uma audiência de confirmação. “Eu apoiaria uma ampla agenda científica baseada em dados para obter uma resposta para isso.”