Acadêmicos de Niterói disse que não conseguirá captar o valor aprovado
O Ministério da Cultura autorizou na última segunda-feira, 15, a escola de samba Acadêmicos de Niterói a captar cerca de R$ 5 milhões por meio da Lei Rouanet para o desfile do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026. Apesar da aprovação, a agremiação informou que não pretende levar adiante a operação, dada a falta de tempo para buscar patrocinadores. As informações são do jornal O Globo.
O prazo formal de captação autorizado pelo ministério vai de 15 a 31 de dezembro de 2025, pouco mais de duas semanas. Segundo a legislação, depois da autorização, cabe ao proponente buscar recursos junto a patrocinadores ou doadores, sem repasse direto de verba pública.
O desfile da Acadêmicos de Niterói está marcado para 15 de fevereiro, data que limita ainda mais o tempo disponível para a obtenção de apoiadores. Segundo a escola, esse prazo é insuficiente para viabilizar a arrecadação do valor autorizado.
O orçamento contempla apresentações carnavalescas, confecção de fantasias e alegorias, oficinas formativas e atividades culturais voltadas à difusão da cultura popular, além de ações educativas como contrapartidas sociais.
Escola não deve captar recursos pela Rouanet
A Acadêmicos de Niterói vai estrear no Grupo Especial do carnaval carioca em 2026, depois de conquistar o título da Série Ouro em 2025. A escola será a primeira a desfilar na Marquês de Sapucaí no domingo, 15 de fevereiro, com a abertura da programação da elite do carnaval do Rio.
O samba-enredo escolhido para a estreia tem como tema a vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e leva o título Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil. O desfile pretende abordar diferentes fases da trajetória do presidente, como a infância no agreste pernambucano, a convivência com a mãe, Dona Lindu, a mudança da família para São Paulo em 1952, a atuação sindical, o período do regime militar e a carreira política como deputado e presidente da República. A participação do presidente no desfile ainda não está confirmada.





