Pesquisar
Close this search box.

Rússia lança ‘ataque massivo’ contra infraestrutura de energia na Ucrânia

Foto - Anatelli Stepanovi

Na madrugada da sexta-feira 22, a Rússia fez novos ataques à estruturas de energia da Ucrânia. 

Na madrugada da sexta-feira 22, a Rússia realizou um ataque de grande escala contra infraestruturas energéticas da Ucrânia, atingindo as regiões oeste e sul do país.

O Ministério da Energia da Ucrânia informou que equipamentos das instalações da operadora Ukrenergo, nas regiões de Zaporíjia e Lviv, foram danificados.

Dois funcionários da instalação de Zaporíjia ficaram feridos. Eles foram socorridos e hospitalizados. Trata-se da oitava ofensiva do tipo nos últimos três meses.

O presidente Volodymyr Zelensky disse que a Rússia já destruiu metade da capacidade energética da Ucrânia.

Maxime Timchenko, CEO da operadora DTEK, alertou para “uma grave crise neste inverno”, caso os aliados ocidentais não ajudem a Ucrânia a reconstruir sua rede elétrica.

Zelensky pediu a instalação urgente de painéis solares em “todas as escolas e todos os hospitais”. Ele também apelou repetidamente aos aliados para o envio de mais sistemas de defesa aérea.

John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, afirmou que Washington priorizará a entrega de mísseis antiaéreos para Kiev.

Em uma mensagem no Twitter/X, Zelensky agradeceu a ação dos EUA. “Essas capacidades adicionais de defesa aérea protegerão as cidades e os civis ucranianos”, disse.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *