Secretário de Defesa Pete Hegseth lança investigação sobre vazamentos de informações sensíveis e classificadas

O Departamento de Defesa anunciou no fim de semana uma investigação sobre vazamentos de informações sensíveis e classificadas, após uma série de divulgações não autorizadas de informações classificadas e outras informações sensíveis para vários veículos de comunicação tradicionais.

Um memorando assinado pelo Chefe de Gabinete do Pentágono, Joe Kasper, solicitou ao Diretor de Inteligência de Defesa que lidere a investigação, observando que testes com polígrafo seriam realizados “de acordo com a legislação e política aplicáveis”.

“Esta investigação começará imediatamente e culminará em um relatório ao Secretário de Defesa. O relatório incluirá um registro completo de divulgações não autorizadas dentro do Departamento de Defesa e recomendações para melhorar tais esforços. Espero ser informado imediatamente se este esforço resultar em informações que identifiquem uma parte responsável por uma divulgação não autorizada, e que tais informações sejam encaminhadas à entidade apropriada de aplicação da lei criminal para processo criminal”, disse Kasper no memorando, assinado em 21 de março.

O esforço vem após o New York Times reportar na quinta-feira que Elon Musk deveria visitar o Pentágono na sexta-feira para supostamente receber um briefing sobre planos de guerra militares dos EUA em um potencial conflito com a China.

Musk realmente visitou o Pentágono na sexta-feira, mas o Porta-voz Chefe do Pentágono, Sean Parnell, o Secretário de Defesa Pete Hegseth e, posteriormente, o próprio Presidente Donald Trump, negaram enfaticamente que ele receberia tal briefing.

A reportagem do Times havia alegado que a reunião não seria realizada no escritório de Hegseth, mas no “Tank”, onde os principais líderes de defesa e militares realizam as discussões mais sensíveis e urgentes. A reunião de fato ocorreu no escritório de Hegseth, e sua equipe divulgou fotos do encontro em seu escritório logo depois.

Antes desse vazamento, a NBC News e a CNN haviam reportado sobre um memorando classificado do Secretário de Defesa Pete Hegseth para os principais líderes militares e de defesa dos EUA, estabelecendo orientação provisória sobre as principais prioridades do departamento ao redor do mundo.

Parnell anunciou a investigação sobre os vazamentos no sábado no X. Ele publicou:

“Por muito tempo, casos de divulgações não autorizadas de informações de segurança nacional não foram investigados no DoD. @SecDef está comprometido em perseguir agressivamente partes responsáveis por quaisquer vazamentos e irá encaminhá-las às autoridades policiais para processo criminal. Esforços para subverter o comando de @POTUS sobre nossas Forças Armadas, para colocar em perigo as vidas de nossos combatentes, ou para prejudicar nossa segurança nacional não serão tolerados. A RESPONSABILIZAÇÃO ESTÁ DE VOLTA.”

Crédito Breitbart

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *