O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira que o secretário do Tesouro, Scott Bessent, viajará à Ucrânia para se reunir pessoalmente com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e abordar a situação da guerra com a Rússia, iniciada há quase três anos por ordem do presidente russo, Vladimir Putin.
“Esta guerra deve terminar logo, e terminará. Há muita morte e destruição. Os Estados Unidos gastaram bilhões de dólares em todo o mundo com escassos resultados. Quando os Estados Unidos são fortes, o mundo está em paz”, afirmou o presidente Trump em seu perfil oficial no Truth Social, sua própria rede social.
Esta será a primeira reunião presencial entre membros da nova Administração americana e Zelensky. Tanto Trump quanto o próprio Zelensky anunciaram no final da semana passada sua intenção de se reunirem em curto prazo, e o líder ucraniano confirmou contatos entre ambas as delegações para acertar os detalhes.
A guerra na Ucrânia eclodiu no final de fevereiro de 2022, quando o presidente Putin ordenou a invasão de seu país vizinho no âmbito de uma “operação militar especial”. Desde então, a guerra avança sem aparente solução de continuidade e com as frentes relativamente estagnadas diante da ausência total de acordos ou negociações.