Alcolumbre coloca em votação pautas de interesse do Palácio do Planalto, vitais para a reeleição de Lula. Leia no Poder360.
Aliado do Palácio do Planalto e com muitas pessoas indicadas para cargos no governo, como em agências reguladoras, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), decidiu que fará sessões remotas (por meio de votação virtual) a partir de 5ª feira (7.ago.2025). A ideia é ajudar a aprovar projetos de interesse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que são vitais para construir a campanha da reeleição do petista em 2026.
“Seguiremos votando matérias de interesse da população, como o projeto que assegura a isenção do Imposto de Renda para milhões de brasileiros que recebem até dois salários mínimos”, escreveu Alcolumbre em nota oficial. Esse projeto vai isentar de pagamento de IR cerca de 20 milhões de brasileiros e é visto como essencial para a campanha de reeleição de Lula em 2026.
Na sua nota, Alcolumbre escreveu: “Determinei que a sessão deliberativa do Senado Federal de amanhã, quinta-feira (7), seja realizada temporariamente em sistema remoto. A decisão tem por objetivo garantir o funcionamento da Casa e impedir que a pauta legislativa, que pertence ao povo brasileiro, seja paralisada”. E completou: “Não aceitarei intimidações nem tentativas de constrangimento à Presidência do Senado. O Parlamento não será refém de ações que visem desestabilizar seu funcionamento”.
Desde o início desta semana, as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado estão tomadas por congressistas de oposição que pedem que seja pautado o projeto de lei de anistia para os condenados pelo 8 de Janeiro e também entre em tramitação um pedido de impeachment contra o ministro do SupremoTribunal Federal Alexandre de Moraes.
Leia a íntegra:
“COMUNICADO À IMPRENSA
“Determinei que a sessão deliberativa do Senado Federal de amanhã, quinta-feira (7), seja realizada temporariamente em sistema remoto. A decisão tem por objetivo garantir o funcionamento da Casa e impedir que a pauta legislativa, que pertence ao povo brasileiro, seja paralisada.
“Não aceitarei intimidações nem tentativas de constrangimento à Presidência do Senado. O Parlamento não será refém de ações que visem desestabilizar seu funcionamento.
“Seguiremos votando matérias de interesse da população, como o projeto que assegura a isenção do Imposto de Renda para milhões de brasileiros que recebem até dois salários mínimos. A democracia se faz com diálogo, mas também com responsabilidade e firmeza.
“Davi Alcolumbre
“Presidente do Senado Federal
“6 de agosto de 2025”.