Senador americano Shane Jett sai em defesa de Eduardo Bolsonaro após pedido de inquérito da PGR
Parlamentar norte-americano criticou a investigação contra Eduardo Bolsonaro e alertou para ameaças à liberdade de expressão no Brasil.
O senador americano Shane Jett 🇺🇸🇧🇷 saiu em defesa do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) após a Procuradoria-Geral da República (PGR) pedir a abertura de um inquérito contra o parlamentar no Supremo Tribunal Federal (STF). O caso será relatado pelo ministro Alexandre de Moraes.
A manifestação de apoio foi publicada pelo senador dos Estados Unidos na rede social X (antigo Twitter), nesta segunda-feira (26). Jett criticou o que chamou de perseguição política contra o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro e declarou solidariedade ao deputado brasileiro.
“Como senador estadual de Oklahoma e firme defensor da liberdade de expressão e dos valores democráticos, considero inaceitável o que está acontecendo com o deputado Eduardo Bolsonaro no Brasil. Investigar um funcionário eleito simplesmente por buscar apoio internacional e expor abusos em defesa de seu país é um sinal preocupante de que algo está profundamente errado com o sistema de justiça. Aqui nos Estados Unidos, defendemos o direito de todo cidadão — especialmente um representante eleito — de questionar, falar e agir quando acredita que sua nação está em risco. Usar o poder do Estado para silenciar a oposição não é justiça — é tirania. E quando isso acontece em uma das maiores democracias da América Latina, o mundo deveria prestar atenção”, escreveu Jett, que é conhecido por manter uma relação próxima com políticos conservadores do Brasil.
As a State Senator from Oklahoma and a steadfast defender of free speech and democratic values, I find it unacceptable what is happening to Congressman Eduardo Bolsonaro in Brazil. To investigate an elected official simply for seeking international support and exposing abuses in… https://t.co/PaPiU5nv28
— Senator Shane Jett 🇺🇸🇧🇷 (@SenadorJett) May 27, 2025