Primeira-dama publica foto no Instagram e recebe críticas: ‘Mais uma vez, gastando o nosso dinheiro’
A primeira-dama brasileira, Janja da Silva, é novamente alvo de críticas nas redes sociais. Nesta quinta-feira, 18, a mulher do presidente Lula da Silva publicou uma foto em que aparece como se estivesse trabalhando em um laptop. A imagem aparenta estar editada para omitir a marca do equipamento.
Contudo, uma pequena parte da cena dá a impressão de tratar-se de um MacBook, dispositivo eletrônico da norte-americana Apple, fabricante de produtos como o iPhone e a terceira empresa mais valiosa do mundo – patrimônio aproximado de US$ 3,5 trilhões (R$ 18 trilhões).
Sobre Janja: ‘Nunca teve carteira assinada’
No post, a primeira-dama diz principalmente que “como embaixadora da alimentação escolar do Brasil, foi uma grande honra participar da 2ª Cúpula Global da Coalizão para a Alimentação Escolar nesta quinta-feira, 18”. Ela acrescenta: “O Presidente Lula fala sempre: ‘Ninguém consegue estudar de barriga vazia’”.
Feita pouco depois do meio-dia (horário de Brasília), a postagem registrava por volta das 19h30 desta quinta-feira mais de 17 mil curtidas. Mostrava, porém, vários comentários em tom de crítica. Um deles dizia: “Socialista de MacBook”. Acima dele, do mesmo modo era possível ler: “Essa nunca teve uma carteira assinada”. E abaixo: “O que gastam para aparecer alimentaria o dobro de pessoas. Só buscam fama”.
Janja já está em Nova York. Ela chegou na quarta-feira, 17, quatro dias antes do presidente. Lula embarca para os Estados Unidos neste próximo domingo, 21. A primeira-dama hospedou-se na residência oficial do embaixador brasileiro na ONU, Sérgio Danese. O objetivo seria evitar assim eventuais críticas com gastos com hotelaria, como ocorreu em episódios anteriores. O governo não divulgou o número de assessores que acompanham Janja nem as despesas estimadas com a viagem.