Socialistas franceses, abertos a um acordo com o Governo macronista “em troca de concessões orçamentárias”

AINDA NÃO DÃO O PACTO COMO FECHADO

O líder do Partido Socialista (PS) da França, Olivier Faure, confirmou nesta terça-feira a possibilidade de chegar a um acordo com o Governo de François Bayrou para não apoiar nenhuma moção de censura em troca de concessões orçamentárias “ou na reforma das pensões”, uma reivindicação recorrente da esquerda nos últimos meses.

Faure, cujo partido já participou nas últimas negociações para nomear primeiro-ministro, esclareceu em uma entrevista à rede BFM TV que os socialistas não farão em nenhum caso parte da atual Administração e continuarão sendo “oposição”, mas sim abriu a porta para um novo cenário.

Horas antes do primeiro grande discurso político de Bayrou perante a Assembleia Nacional, o líder do PS confirmou que sobre a mesa há uma “proposição”, fruto de um primeiro encontro cara a cara com o primeiro-ministro ao qual se seguiram mais contatos telefônicos nesta terça-feira.

Assim, vê o acordo como “possível”, embora tenha evitado dá-lo como fechado e tenha incumbido em todo caso ao Governo de anunciá-lo, chegado o caso.

O PS faz parte da Nova Frente Popular de esquerdas, que sim votou em bloco a moção de censura que derrubou em dezembro o Executivo de Michel Barnier**, mas nestas últimas semanas a distância política com seus aliados aumentou.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *