O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), classificou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de prender preventivamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) exatamente no dia 22 como uma “psicopatia em alto grau”. Coincidentemente, 22 é o número do PL nas urnas.
Bolsonaro foi preso na manhã do último sábado (22) após a Polícia Federal indicar risco de fuga em meio à vigília convocada por seus apoiadores e de um alerta de tentativa de rompimento da tornozeleira eletrônica. Moraes sugere que o ex-presidente tentaria se refugiar na Embaixada dos Estados Unidos, localizada a cerca de 13 quilômetros de distância do condomínio onde mora, em Brasília.
Para Sóstenes, a prisão é a “maior injustiça da história”, segundo citou em uma entrevista à Folha de S. Paulo publicada nesta segunda (24).
Sóstenes Cavalcante pontuou que Bolsonaro, mesmo condenado e, agora, preso, é o maior trunfo do PL – e “não cachorro morto como alguns querem colocar”. Para ele, quem o ex-presidente indicar como cabeça de chapa, “nós vamos apoiar”.
O político, no entanto, não deixou de apontar que há um sentimento entre os partidos de centro e de personalidades da direita que o nome mais competitivo neste momento para 2026 é o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), de São Paulo. Ele poderia formar uma chapa com vices como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), a senadora Tereza Cristina (PP-MS) e ACM Neto, vice-presidente do União Brasil.
Ou, ainda, uma “chapa dos sonhos” de Tarcísio e Ciro Gomes, recém filiado ao PSDB.
Há a expectativa de que a prisão preventiva de Bolsonaro e o fim do prazo recursal da condenação no processo da suposta tentativa de golpe de Estado acelerem as articulações e negociações para a composição de uma chapa forte da direita para concorrer com a tentativa de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026.
Embora o petista ainda esteja à frente nas intenções de voto, a diferença com nomes da oposição vem diminuindo nas últimas semanas.
Tarcísio é o nome mais bem colocado entre os eleitores, seguido por Michelle. No entanto, entre os membros da família Bolsonaro, há a possibilidade de que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também se coloque como um forte concorrente.





