STF “se mete” em tudo pelo “arranjo institucional brasileiro”, diz Barroso

Ao explicar função da Corte em evento de empresários em Brasília, presidente explica que ministros decidem “um pouco de tudo”

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Roberto Barroso disse nesta 4ª feira (7.mai.2025) que a Corte se envolve em diferentes temas em razão do “arranjo institucional do Brasil”.

Em evento que reuniu empresários em Brasília, o presidente do Supremo explicou que a função não é “se meter em tudo”, mas, como a Constituição é ampla, acaba se envolvendo em temas que, muitas vezes, atraem a atenção midiática.

“Não é o Supremo que se mete no mundo. É o arranjo institucional brasileiro que faz com que tudo chegue ao Supremo. O que inclui uma competência criminal imensa que nenhuma corte constitucional tem. E tudo que envolve crime tem uma atração midiática”, declarou o ministro.

Entre os diversos temas julgados pela Corte, Barroso citou a demarcação de terras indígenas, pesquisas com células-tronco, desmatamento, queimadas e assuntos criminais.

O ministro também atribuiu a grande quantidade de assuntos levados até a Corte pela existência das ADIs (Ações Diretas de Inconstitucionalidade), que permitem que muitos atores protocolem ações diretamente no Supremo.

“O presidente da República pode, os governadores podem, a mesa das assembleias legislativas pode, a mesa da Câmara pode, a mesa do Congresso, todos os partidos políticos com representação no Congresso Nacional podem provocar o Supremo, a OAB [Ordem dos Advogados do Brasil]. Todas as entidades de classe de âmbito nacional e todas as confederações sindicais. É preciso que o interesse seja muito irrelevante para não conseguir que alguém leve para o Supremo Tribunal Federal. O que faz com que a gente acabe decidindo um pouco de tudo”, declarou.

Barroso foi convidado a falar sobre “A Garantia da Democracia no Brasil” no evento GPS Poderes.

Crédito Poder360

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *