Presidente critica “bobagens” do governo anterior e afirma que o BNDES é comandado por “gente competente”. Leia no Poder360.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 3ª feira (15.abr.2025) que o governo anterior ficou os últimos 2 anos tentando apurar casos de corrupção no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico) e achar a “caixa preta” –termo associado a algo que contém informações escondidas ou com pouco acesso-, mas que nada foi encontrado porque “gente competente” está no comando do do banco de fomento estatal.
“Parabéns ao Aloísio Mercadante pelo trabalho excelente no BNDES, porque quando ele pegou o banco, só tinha denúncia. ‘Vamos apurar a corrupção no BNDES, vamos apurar caixa preta, pegar caixa preta’. Na verdade, eu sei o que deveriam pegar”, afirmou em visita às obras da rodovia Presidente Dutra, na Serra das Araras (Rio de Janeiro).
“A verdade é que passaram 2 anos falando bobagem e depois foram obrigados a pedir desculpas porque não encontraram nada, porque é um centro de excelência. É um banco que a inadimplência é quase zero, porque não é governado por partido. É governado por gente competente, que faz as coisas em benefício deste país”, disse.
Em 2022, Bolsonaro sugeriu que o financiamento do BNDES no exterior poderia ter sido feito para desviar dinheiro público. À época, durante a campanha,disse que iria “abrir a caixa preta do BNDES”. O então candidato declarou que o banco estaria envolvido em um esquema de corrupção.
Em 2018, uma consultoria foi contratada pelo BNDES para fazer auditoria dos contratos de empréstimos a empresas e governos estrangeiros. Os relatórios custaram R$ 48 milhões e não encontraram nenhum indício de irregularidade.
Crédito Poder360