O livro ‘Bem-vindo ao Sexo’ promove a ‘ideologia de gênero’
O governo do Canadá continua somando pontos para se manter como o mais “woke” do mundo. Agora, o governo liderado por Justin Trudeau selecionou um guia sexual explícito voltado para menores de idade entre os indicados aos Prêmios Literários do Primeiro-Ministro.
Bem-vindo ao Sexo, escrito pela Dra. Melissa Kang e pela apresentadora de TV Yumi Stynes, é direcionado a crianças a partir de dez anos — essa é a audiência detalhada nos sites onde o livro é comercializado. A obra inclui ilustrações gráficas de atos sexuais e foi alvo de críticas desde seu lançamento, em maio de 2023. Uma das autoras, Stynes, comentou que, embora o livro seja adequado para crianças de 10 a 15 anos, ela “ficaria feliz se uma criança madura e inteligente de oito anos o folheasse”.
Entre os conteúdos do livro, encontram-se seções como “O tamanho importa” e “Fazer a tesoura”. Também oferece dicas sobre masturbação e prática de sexo oral e anal, além de desconsiderar a importância da virgindade, que é classificada como um “mito”. O livro inclui ainda vários capítulos sobre “identidade de gênero”.
Pouco após seu lançamento, o grande varejista Big W retirou o livro de suas prateleiras após a indignação pública quanto ao conteúdo explícito e às preocupações levantadas por muitos pais. Diversas associações de pais também exigiram que o livro fosse proibido em bibliotecas públicas ou que sua disponibilidade fosse restrita em todo o país.
Apesar de toda a controvérsia, Bem-vindo ao Sexo foi aprovado na categoria de Jovens Adultos dos prestigiosos prêmios — consumidores reclamaram que o livro está posicionado em várias lojas na seção infantil, e não na juvenil.
Os Prêmios Literários do Primeiro-Ministro têm como objetivo “honrar o papel da literatura australiana na formação do panorama cultural e intelectual do país”. O Creative Australia, o principal órgão consultivo e de investimento em artes do governo australiano, é responsável pela gestão dos prêmios desde 2023.
O concurso deste ano recebeu 533 inscrições em seis categorias. Os vencedores, que serão anunciados no final desta semana em uma transmissão ao vivo, dividirão um prêmio de 600 mil dólares: cada finalista receberá 5 mil (como é o caso do referido livro), e os vencedores de cada categoria receberão 80 mil dólares.