O presidente-eleito Donald Trump exigiu que o grupo terrorista Hamas libere os reféns que mantém desde o ataque a Israel em 2023 até o dia da posse, afirmando em entrevista coletiva na terça-feira: “se esses reféns não forem devolvidos quando eu assumir o cargo, o caos vai se instalar no Oriente Médio.”
As Negociações de Reféns Estão em Andamento Entre Hamas e Israel?
Israel e Hamas culpa ou ao outro pelas negociações paralisadas sobre a libertação de reféns. Trump e outros oficiais renovaram o impulso por um acordo de cessar-fogo nas últimas semanas.
Em dezembro, o Presidente Biden disse que os EUA fariam em breve outro esforço por um cessar-fogo entre Israel e Hamas, e múltiplos veículos noticiaram que o Presidente israelense Isaac Herzog ligou para Elon Musk—que se tornou um conselheiro-chave para Trump—para reviver as negociações de libertação de reféns. A Associated Press informou na segunda-feira que as negociações de reféns continuam, mas mais recentemente estagnaram porque Israel quer garantias de que o Hamas está devolvendo reféns vivos, enquanto o Hamas diz não saber quem está vivo ou morto.
Os termos atuais de um cessar-fogo, segundo a AP, incluiriam uma pausa nos combates por pelo menos seis a oito semanas enquanto ajuda é levada à Faixa de Gaza, que enfrentou mais de um ano de combates pesados, seguida por uma fase na qual quaisquer reféns restantes são libertados e começam as conversas sobre a reconstrução de Gaza.
Na segunda-feira, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou que mesmo se um acordo de cessar-fogo não for alcançado nas próximas duas semanas, ele está “confiante que chegaremos a uma conclusão em algum momento, preferencialmente o quanto antes.”
Citação Crucial
“Queremos recuperar esses reféns para Israel e para nós,” Trump disse no final de sua coletiva de imprensa na terça-feira. “Você sabe que temos pessoas que são reféns sendo mantidas, e vou dizer isso novamente: Se este acordo não for feito… até eu assumir o cargo, O Caos Total Vai Se Instalar“
Número 13
Esse é o número de dias que as negociações têm para alcançar um acordo de reféns antes de Trump assumir o cargo em 20 de janeiro.