O Presidente Donald Trump anunciou na segunda-feira novas taxas tarifárias para África do Sul, Laos, Myanmar, Malásia e Cazaquistão, publicando cartas aos líderes de cada país em sua conta do Truth Social.
As cartas seguem de perto aquelas enviadas no início do dia para Japão e Coreia do Sul, cujos produtos serão atingidos por uma taxa tarifária de 25% a partir de 1º de agosto.
Trump disse a Myanmar e Laos que enfrentarão tarifas de 40% sobre suas exportações, ligeiramente menores que as taxas anunciadas no evento do Dia da Libertação da administração Trump em 2 de abril. Em abril, Trump disse que Myanmar enfrentaria uma tarifa de 44% e Laos uma tarifa de 48%.
A África do Sul enfrentará tarifas de 30%, a mesma taxa anunciada no Dia da Libertação.
Cazaquistão e Malásia enfrentarão ambos taxas de 25%, disse Trump. O Cazaquistão estava olhando para uma tarifa de 27% no Dia da Libertação e a Malásia estava definida para ser atingida com uma tarifa de 24%.
A administração parece estar fixando taxas tarifárias em etapas de cinco pontos percentuais, arredondando para cima ou para baixo das tarifas do Dia da Libertação.
As cartas convidam os países a continuar comercializando com os EUA e dizem que nenhuma tarifa se aplicará à manufatura que for transferida para dentro dos EUA. A administração promete ajudar a obter as aprovações regulatórias necessárias para novas plantas americanas “em semanas”.
As cartas também alertam que se os países responderem aumentando suas próprias tarifas, a taxa tarifária sobre suas exportações para os EUA aumentaria pelo mesmo valor.
Crédito Breitbart