“Qualquer comparação com um país devastado pela guerra é hiperbólica e falsa”, disse a prefeita de Washington Muriel Bowser no domingo
O presidente Donald Trump anunciou na segunda-feira que está ativando aproximadamente 800 tropas da Guarda Nacional e assumindo o controle do Departamento de Polícia Metropolitana para combater o crime em Washington, após reforçar a presença federal de aplicação da lei na capital do país no sábado.
“Estou destacando a Guarda Nacional para ajudar a restabelecer a lei, ordem e segurança pública em Washington, DC”, disse Trump aos repórteres em uma coletiva de imprensa na segunda-feira. “E eles poderão fazer seu trabalho adequadamente.”
Trump também disse que federalizaria o Departamento de Polícia Metropolitana em Washington para responder ao crime, colocando-o sob a autoridade da procuradora-geral Pam Bondi.
As tropas da Guarda Nacional são forças de reserva que são mobilizadas em resposta a operações estaduais e federais, incluindo desastres naturais, e são tipicamente supervisionadas por seus respectivos governos estaduais. No entanto, Trump controversamente destacou tropas da Guarda Nacional da Califórnia para responder a tumultos de imigração em junho, contornando o governador da Califórnia Gavin Newsom para despachar as tropas.
O governo federal supervisiona a Guarda Nacional do Distrito de Columbia.
O secretário de Defesa Pete Hegseth disse que o secretário do Exército Dan Driscoll operacionalizará a Guarda Nacional de DC, e sinalizou que mais tropas da Guarda Nacional poderiam ser incorporadas ao destacamento mais adiante.
“Vocês os verão fluindo para as ruas de Washington na próxima semana”, disse Hegseth aos repórteres na segunda-feira. “Por sua direção também, senhor, há outras unidades que estamos preparados para trazer. Outras unidades da Guarda Nacional, outras unidades especializadas. Elas serão fortes, serão resistentes e ficarão ao lado de seus parceiros de aplicação da lei.”
As declarações de Trump vêm logo após ele prometer que Washington seria “LIBERTADA” de “Crime, Selvageria, Sujeira e Escória” em uma postagem no Truth Social na manhã de segunda-feira. Ele disse na postagem que os “dias de matar impiedosamente, ou ferir, pessoas inocentes, ACABARAM!”
Trump levantou a ideia de assumir o Departamento de Polícia Metropolitana de Washington e utilizar tropas da Guarda Nacional para gerenciar o crime em Washington na quarta-feira, seguindo o ataque a um ex-funcionário do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) em 3 de agosto no Logan Circle de Washington.
“Que vergonha – taxa de crime, taxa de assaltos, assassinatos e tudo mais, não vamos permitir isso, e isso inclui trazer a Guarda Nacional, talvez muito rapidamente também”, disse Trump aos repórteres na quarta-feira na Casa Branca.
Trump também disse aos repórteres na época que estava aberto a assumir o Departamento de Polícia Metropolitana de Washington porque o crime na capital do país é “ridículo”.
Embora uma tomada federal temporária do Departamento de Polícia Metropolitana seja justificada em casos de emergência, o movimento de Trump provavelmente será contestado no tribunal sobre se a situação em Washington se qualifica como uma emergência.
Trump historicamente criticou a violência em Washington, e disse na terça-feira que o crime está “totalmente fora de controle” na capital do país.
Enquanto isso, o crime em Washington está em declínio. O crime violento caiu 26% este ano, em comparação com o mesmo período de 2024, de acordo com o Departamento de Polícia Metropolitana de Washington. Da mesma forma, agressões com arma perigosa caíram 20%, e homicídios caíram 12%.
A prefeita de Washington Muriel Bowser contestou a descrição de Trump da cidade durante uma entrevista à MSNBC no domingo, e expressou preocupações sobre a possibilidade de ativar a Guarda Nacional para combater o crime da cidade.
“Qualquer comparação com um país devastado pela guerra é hiperbólica e falsa”, disse Bowser.