Trump Discorda ‘100%’ da Decisão ‘Maluca’ do Juiz Federal que Bloqueia Acesso do DOGE ao Sistema do Tesouro

‘Acho que é maluco’, diz Trump em entrevista exclusiva com Bret Baier.

O Presidente Trump “100% discorda” da decisão de um juiz federal no sábado que impede o Departamento de Eficiência Governamental de acessar o Departamento do Tesouro, disse ele durante uma entrevista exclusiva com Bret Baier da Fox News.

“Dezenove procuradores-gerais estaduais entraram com uma ação judicial, e no início de sábado um juiz concordou com eles em restringir Elon Musk e sua equipe de eficiência governamental, DOGE, de acessar os sistemas de pagamento e dados do Departamento do Tesouro. Eles disseram que havia risco de ‘dano irreparável’. O que você acha disso? E isso atrasa você e o que você quer fazer?” Baier perguntou a Trump no trecho da entrevista.

“Não, eu discordo 100%. Acho que é maluco. E precisamos resolver o problema da eficiência. Precisamos resolver a fraude, o desperdício, o abuso, todas as coisas que entraram no governo. Dê uma olhada na USAID, o tipo de fraude que há lá,” Trump respondeu.

O Juiz Distrital dos EUA para o Distrito Sul de Nova York Paul Engelmayer, um nomeado do Presidente Barack Obama, emitiu uma ordem de restrição temporária no sábado que favoreceu 19 procuradores-gerais estaduais democratas que alegaram que dar ao DOGE “acesso total” aos sistemas de pagamento do Tesouro viola a lei.

A ação judicial foi liderada pela Procuradora-Geral de Nova York Letitia James.

A ordem abrangente do juiz, emitida no sábado, impede o DOGE de acessar o sistema do Tesouro até pelo menos 14 de fevereiro, quando Engelmayer agendou uma audiência para revisar o assunto.

A linguagem da ordem especificamente proíbe “nomeados políticos, funcionários especiais do governo e qualquer funcionário do governo destacado de uma agência fora do Departamento do Tesouro de acessar os sistemas de pagamento do Departamento do Tesouro ou quaisquer outros dados mantidos pelo Departamento do Tesouro contendo informações pessoalmente identificáveis.”

Trump, o Secretário do Tesouro Scott Bessent e o Tesouro dos EUA são nomeados como réus no caso.

Musk, o Vice-Presidente JD Vance e outros conservadores alinhados com Trump criticaram a ordem.

“Se um juiz tentasse dizer a um general como conduzir uma operação militar, isso seria ilegal. Se um juiz tentasse comandar o procurador-geral em como usar sua discrição como promotor, isso também é ilegal. Juízes não têm permissão para controlar o poder legítimo do executivo,” Vance postou no X no domingo sobre a ordem.

Trump conversou com Baier em uma entrevista exclusiva com a Fox News antes do Super Bowl, que Trump assistirá. A dupla discutiu o longo amor do presidente por esportes e futebol americano, bem como política e DOGE.

“Estamos falando de centenas de milhões de dólares de dinheiro que está indo para lugares onde não deveria estar indo,” Trump disse quando perguntado sobre o que o DOGE encontrou ao auditar agências federais em busca de gastos excessivos, fraude e corrupção do governo.

“Se eu lesse uma lista, você diria, isso é ridículo, e você leu a mesma lista e há muitos que você nem viu, é maluco. É uma grande fraude. Agora há algum dinheiro bom e podemos fazer isso através de qualquer um. Eu acho que prefiro dar isso ao Marco Rubio no Departamento de Estado. Deixe ele cuidar dos poucos bons. Então, não sei se são propinas ou o que está acontecendo, mas as pessoas. Olha, eu me candidatei por isso, e as pessoas querem que eu encontre. E tive uma grande ajuda com Elon Musk, que tem sido fantástico,” ele continuou.

Baier também perguntou a Trump sobre seus comentários recentes sobre o Canadá se tornar o 51º estado dos EUA e o Primeiro-Ministro canadense Justin Trudeau dizendo na semana passada que o desejo de Trump de adquirir a nação é “algo real.”

“Sim, é,” Trump disse quando perguntado sobre o comentário de Trudeau. “Acho que o Canadá estaria muito melhor sendo um 51º estado porque perdemos 200 bilhões de dólares por ano com o Canadá, e não vou deixar isso acontecer. É demais. Por que estamos pagando 200 bilhões de dólares por ano essencialmente em subsídio ao Canadá? Agora, se eles forem nosso 51º estado, não me importo em fazer isso.”

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *