O Presidente Donald Trump afirmou no domingo que a Presidente mexicana Claudia Sheinbaum rejeitou sua oferta para enviar tropas americanas ao México para ajudar no combate aos cartéis porque ela tem medo dessas organizações criminosas.
Falando a repórteres no Air Force One, Trump disse que sugeriu a ideia de enviar tropas americanas para lidar com os cartéis mexicanos que facilitam o tráfico de drogas, e criticou Sheinbaum por recusar sua oferta.
“Ela está tão assustada com os cartéis que não consegue andar… E eu acho que ela é uma mulher adorável. A presidente do México é uma mulher adorável, mas ela está tão assustada com os cartéis que não consegue nem pensar direito”, disse Trump.
Sua reação veio depois que Sheinbaum confirmou que Trump pressionou-a em uma ligação no mês passado para permitir que os militares dos EUA tivessem um papel maior no combate aos cartéis de drogas no México.
Sheinbaum disse que informou a Trump na ocasião que o México “nunca aceitaria” uma presença militar americana.
“Não, Presidente Trump, nosso território é inalienável, a soberania é inalienável,” Sheinbaum afirmou ter dito. “Podemos colaborar. Podemos trabalhar juntos, mas com você em seu território e nós no nosso. Podemos compartilhar informações, mas nunca aceitaremos a presença do Exército dos Estados Unidos em nosso território.”
Existe uma presença militar americana maior na fronteira EUA-México após Trump emitir uma ordem em janeiro para aumentar o papel do exército na desaceleração do fluxo de imigrantes ilegais para os EUA.
Além de combater a imigração ilegal, Trump disse que as tropas americanas são necessárias para reduzir a quantidade de fentanil sendo trazida para os EUA pelos cartéis de drogas.
“Eles são péssimas notícias,” disse Trump no domingo, referindo-se aos cartéis. “Se o México quisesse ajuda com os cartéis, seria uma honra para nós entrar e fazer isso. Eu disse a ela que seria uma honra para mim entrar e fazer isso. Os cartéis estão tentando destruir nosso país. Eles são malignos.”
O Comando Norte dos EUA implantou tropas e equipamentos na fronteira sul, aumentou os voos de vigilância tripulados para monitorar o tráfico de fentanil ao longo da fronteira e solicitou autoridade expandida para as Forças Especiais dos EUA trabalharem em estreita colaboração com as forças mexicanas que conduzem operações contra os cartéis.
Em fevereiro, Trump designou muitas gangues e cartéis que contrabandeiam drogas para os EUA como “organizações terroristas estrangeiras”, dando às forças de segurança mais recursos para tomar medidas contra esses grupos.
Crédito Fox News