Trump Diz que Presidente Mexicana Está com Medo dos Cartéis Após Rejeitar Oferta de Envio de Tropas Americanas ao México

O Presidente Donald Trump afirmou no domingo que a Presidente mexicana Claudia Sheinbaum rejeitou sua oferta para enviar tropas americanas ao México para ajudar no combate aos cartéis porque ela tem medo dessas organizações criminosas.

Falando a repórteres no Air Force One, Trump disse que sugeriu a ideia de enviar tropas americanas para lidar com os cartéis mexicanos que facilitam o tráfico de drogas, e criticou Sheinbaum por recusar sua oferta.

“Ela está tão assustada com os cartéis que não consegue andar… E eu acho que ela é uma mulher adorável. A presidente do México é uma mulher adorável, mas ela está tão assustada com os cartéis que não consegue nem pensar direito”, disse Trump.

Sua reação veio depois que Sheinbaum confirmou que Trump pressionou-a em uma ligação no mês passado para permitir que os militares dos EUA tivessem um papel maior no combate aos cartéis de drogas no México.

Sheinbaum disse que informou a Trump na ocasião que o México “nunca aceitaria” uma presença militar americana.

“Não, Presidente Trump, nosso território é inalienável, a soberania é inalienável,” Sheinbaum afirmou ter dito. “Podemos colaborar. Podemos trabalhar juntos, mas com você em seu território e nós no nosso. Podemos compartilhar informações, mas nunca aceitaremos a presença do Exército dos Estados Unidos em nosso território.”

Existe uma presença militar americana maior na fronteira EUA-México após Trump emitir uma ordem em janeiro para aumentar o papel do exército na desaceleração do fluxo de imigrantes ilegais para os EUA.

Além de combater a imigração ilegal, Trump disse que as tropas americanas são necessárias para reduzir a quantidade de fentanil sendo trazida para os EUA pelos cartéis de drogas.

“Eles são péssimas notícias,” disse Trump no domingo, referindo-se aos cartéis. “Se o México quisesse ajuda com os cartéis, seria uma honra para nós entrar e fazer isso. Eu disse a ela que seria uma honra para mim entrar e fazer isso. Os cartéis estão tentando destruir nosso país. Eles são malignos.”

O Comando Norte dos EUA implantou tropas e equipamentos na fronteira sul, aumentou os voos de vigilância tripulados para monitorar o tráfico de fentanil ao longo da fronteira e solicitou autoridade expandida para as Forças Especiais dos EUA trabalharem em estreita colaboração com as forças mexicanas que conduzem operações contra os cartéis.

Em fevereiro, Trump designou muitas gangues e cartéis que contrabandeiam drogas para os EUA como “organizações terroristas estrangeiras”, dando às forças de segurança mais recursos para tomar medidas contra esses grupos.

Crédito Fox News

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *