Presidente americano deu declaração durante entrevista para rede americana NBC
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (5), em uma entrevista por telefone à rede de televisão NBC News, que a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, está “cooperando” com as autoridades americanas.
– Tenho a sensação de que está cooperando. Precisam de ajuda. E tenho a sensação de que [Rodríguez] ama seu país e quer que seu país sobreviva – afirmou.
O republicano acrescentou que não houve contato de Washington com Delcy antes da operação militar que deteve Maduro e sua esposa, Cilia Flores, em sua residência em Caracas, na qual também foram bombardeados alguns alvos no território venezuelano.
Delcy Rodríguez foi empossada nesta segunda como presidente interina da Venezuela por seu irmão, o deputado chavista Jorge Rodríguez, presidente do Parlamento.
– Venho com dor pelo sofrimento que foi causado ao povo venezuelano após uma agressão militar ilegítima contra nossa pátria – disse Delcy durante o ato, no qual afirmou que Maduro e Flores são “reféns” nos EUA.
O governo Trump já havia apontado Delcy como sua interlocutora em Caracas inclusive antes da posse, descartando os líderes opositores María Corina Machado e Edmundo González Urrutia – este último o candidato que enfrentou Maduro nas controversas eleições presidenciais de 2024 e que a oposição considera o legítimo presidente eleito da Venezuela.
Tanto Trump quanto o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, advertiram Delcy sobre consequências “muito piores” que as sofridas por Maduro se ela não “cumprir” as diretrizes de Washington.





