Pesquisar
Close this search box.

Trump escolhe Brendan Carr como presidente da FCC e reforça oposição ao TikTok

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo a nomeação de Brendan Carr como presidente “permanente” da Comissão Federal de Comunicações (FCC). Carr, que já fazia parte do órgão regulador das comunicações por rádio, televisão, telefone, satélite e cabo, tem se posicionado publicamente contra a rede social TikTok.

“Tenho o prazer de anunciar que o comissário Brendan Carr será o presidente da Comissão Federal de Comunicações (FCC). Carr é atualmente o republicano mais graduado da FCC”, declarou Trump em sua plataforma Truth Social.

Trump destacou Carr como um “defensor da liberdade de expressão” e elogiou sua luta contra o que chamou de “guerra legal regulatória que tem sufocado as liberdades dos americanos e impedido o crescimento da economia”. O republicano afirmou ainda que Carr “acabará com o excesso de regulamentações que têm paralisado criadores de empregos e inovadores nos Estados Unidos” e garantirá que a FCC beneficie a América rural.

Carr agradeceu a indicação em sua conta na rede social X: “Obrigado, presidente Trump! Estou honrado e emocionado em servir como presidente da FCC. Agora é hora de trabalhar.”


A trajetória de Brendan Carr

Carr faz parte da FCC há cinco anos, desde que foi indicado por Trump no início de seu primeiro mandato, em 2017. Ele foi aprovado por unanimidade pelo Senado em três ocasiões. Sua relação com o órgão começou em 2012, quando trabalhou como assessor do então presidente da FCC, Ajit Pai.

Durante sua atuação na FCC, Carr se destacou por sua oposição ao TikTok. Ele afirmou que a plataforma não é “apenas mais um aplicativo de vídeo”, mas sim uma ferramenta que coleta grandes quantidades de dados confidenciais. Carr defende que o TikTok seja retirado das lojas de aplicativos da Apple e do Google.

Formado em Direito pela Universidade Católica da América, onde se graduou com distinção Cum Laude, Carr construiu carreira como advogado especializado em apelações, litígios e questões regulatórias.


Outros nomes da nova administração de Trump

A nomeação de Carr ocorre enquanto Trump organiza seu futuro gabinete. Um dos anúncios mais comentados foi a escolha de Steven Cheung como diretor de Comunicações da Casa Branca. Cheung, que foi porta-voz da campanha de Trump, também trabalhou anteriormente como diretor de resposta estratégica no primeiro mandato do republicano.

Cheung possui uma trajetória singular, tendo atuado como porta-voz do Ultimate Fighting Championship (UFC), o maior campeonato de artes marciais mistas do mundo. A empresa mantém uma relação próxima com Trump, que costuma comparecer a eventos da UFC, além de ter uma amizade de longa data com seu presidente, Dana White, segundo informações da CNN.

Com essas nomeações, Trump sinaliza uma postura firme contra plataformas tecnológicas como o TikTok e reforça a presença de aliados estratégicos para compor sua próxima administração.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *